plenaria final.jpg (28.41 KB)

20/07/2016 08:14 / Atualizado em 20/07/2016 08:20

Contraf/CUT promove seminário nacional sobre sistema financeiro e sociedade na próxima semana

Evento visa aprofundar e debater a relação do setor bancário com a população no cenário atual da conjuntura, abordando a intrínseca sintonia entre os diversos modelos de desenvolvimento e a cidadania no Brasil

Fenae Net

Até o dia 20 de julho, nesta quarta-feira, as federações de bancários têm a chance de inscreverem seus delegados no seminário “Sistema Financeiro e Sociedade”, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e que acontece dia 29, em São Paulo (SP). A relação dos inscritos deve ser remetida ao e-mail contrafcut@contrafcut.org.br. Os participantes das delegações à 18ª Conferência Nacional dos Bancários, no período de 29 a 31 de julho, já estão previamente inscritos ao evento.

O seminário visa aprofundar e debater a relação entre o sistema financeiro e a sociedade no cenário atual da conjuntura, dada a intrínseca sintonia entre os diversos modelos de desenvolvimento e cidadania debatidos no Brasil nos últimos anos, combinado com o papel desempenhado pelos bancos públicos e privados.

Os temas da programação são as transformações no sistema financeiro e seus impactos no mundo do trabalho e as novas ofensivas aos direitos dos trabalhadores, culminando com um painel para definir as diretrizes do Brasil que a categoria bancária quer. Para debater ações conjuntas frente à realidade de um sistema financeiro que pauta sua atuação para o rentismo, em detrimento da maioria da população, foram convidados intelectuais de peso como Luiz Gonzaga Beluzzo (economista), Ladislau Dowbor (economista), Ricardo Lodi Ribeiro (advogado), Teresa Helena Gabrielli Barreto Campello (economista), Emir Sader (sociólogo e cientista social) e Marilena Chauí (filósofa). Falta, porém, confirmar a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os participantes inscritos apenas para o seminário devem desembolsar R$ 100,00, para custeio da refeição. Esse valor é para ser creditado à Contraf/CUT nestes termos: Banco do Brasil – Agência 3324-3 – Conta corrente 18.185-4.

Programação

9h às 12hPainel 1: “Transformações no sistema financeiro e seus impactos no mundo do trabalho”. Debatedores: Luiz Gonzaga Beluzzo e Ladislau Dowbor.

12h às 13h: Intervalo para o almoço.

13h às 15hPainel 2: “Novas ofensivas aos direitos dos trabalhadores”. Debatedores: Ricardo Lodi Ribeiro e Tereza Helena Gabrielli Barreto Campello.

15h às 17hPainel 3: “O Brasil que queremos”. Debatedores: Emir Sader, Marilena Chauí e Luiz Inácio Lula da Silva (a confirmar).

Conferência Nacional dos Bancários

Encerra-se às 18h desta quarta-feira (20) o prazo para inscrição eletrônica dos delegados que vão participar da 18ª Conferência Nacional dos Bancários. Segundo comunicado repassado pela Contraf/CUT para as entidades sindicais, as inscrições devem ser feitas pelas federações pelos links http://189.1.97.66:8087/conferencia 2016/ent001.exe (principal) http://201.6.115.130:8087/conferencia 2016/ent001.exe (alternativo).

O valor é de R$ 1.500,00 por delegado (efetivo e nato) e por observador, a ser paga até hoje (quarta-feira). Por essa inscrição, ficam cobertas despesas como café da manhã e almoços, de 29 a 31 de julho, além de jantares (28, 29 e 30 de julho), incluindo hospedagem e despesas com infraestrutura.

O favorecido com o pagamento da taxa de inscrição é a Contraf/CUT, devendo o depósito ser feito no Banco do Brasil – Agência 3324-3 – C/C 18.185-4. A recomendação é para que seja identificado o depósito bancário, para que a Contraf/CUT possa rastrear os pagamentos. É preciso ainda enviar fax para (11) 3101-1685, aos cuidados de Finanças, ou digitalizar as informações para o e-mail contrafcut@contrafcut.org.br, identificando a entidade e os delegados e observadores pagos.

Seminário sobre PLR nos bancos públicos federais

A Contraf/CUT e a Fetec-SP realizam, ainda nesta quarta-feira (20), em São Paulo (SP), o seminário "PLR na categoria bancária, na Caixa e no Banco do Brasil”.  O objetivo é reforçar o conhecimento dos dirigentes e militantes bancários sobre a PLR, que é uma remuneração variável negociada desde meados da década de 90. O evento é indicado para dirigentes e assessores sindicais, além de outras entidades vinculadas ao movimento sindical bancário.