Notícias

20/06/12 10:36 / Atualizado em 20/06/12 10:29

minuto(s) de leitura.

Contraf/CUT lança caderno de subsídios para as conferências regionais

A Contraf/CUT editou um caderno com textos de subsídios com o objetivo de contribuir para o aprofundamento e enriquecimento do debate com os bancários nas conferências regionais preparatórias à 14ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre 20 e 22 de julho, em Curitiba. O caderno está disponível na seção download deste site para os sindicatos e federações.

O Caderno está focado nos quatro grandes eixos definidos pelo Comando Nacional dos Bancários em seminário realizado em São Paulo dias 22 e 23 de maio, que são os seguintes:

Eixo 1 - Emprego
Terceirização
Correspondente bancário
Rotatividade
Demissões

Eixo 2 - Remuneração
Aumento real
Aumento do piso
PLR
Previdência complementar
PCS

Eixo 3 - Saúde, Condições de Trabalho e Segurança Bancária
Combate ao Assédio Moral
Combate às Metas Abusivas
Lutar por Segurança Bancária

Eixo 4 - Sistema Financeiro NacionalRedução dos juros e spreads
Regulação do Sistema Financeiro Mundial
Conferência Nacional do Sistema Financeiro
Papel dos Bancos Públicos
Crédito Socialmente Responsável

Igualdade de oportunidades

Esses quatro eixos devem ser abordados de forma transversal, levando em consideração, em todos eles, as questões de gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência - como parte da luta por igualdade de oportunidades nas empresas.

O tema igualdade de oportunidades deve sempre estar presente nas discussões e negociações sobre remuneração, emprego, saúde, segurança e cláusulas sociais (transversalização). E é preciso lutar para incorporar à Convenção Coletiva os avanços na mesa temática sobre igualdade de oportunidades.

A 14ª Conferência Nacional, maior e mais importante fórum nacional de deliberações da categoria, que definirá a pauta de reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários de 2012, está sendo precedida de consultas com a categoria, de conferências regionais e dos congressos e encontros nacionais dos bancos públicos federais e estaduais.

"Como nos anos anteriores, queremos construir um amplo processo democrático de participação dos bancários, de bancos públicos e privados, para que tenhamos uma grande mobilização que resulte numa campanha vitoriosa, com novas conquistas para os trabalhadores", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.


Calendário definido pelo Comando

15 a 17 de junho - Congressos dos Funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal

Até 7 de julho - Conferências regionais

20, 21 e 22 de julho - 14ª Conferência Nacional dos Bancários

Orientações para 14ª Conferência Nacional

Participarão da 14ª Conferência Nacional 699 bancários, entre delegados eleitos nas conferências regionais e observadores. A Contraf-CUT orienta as federações a buscarem contemplar as cotas de gênero na eleição dos delegados.

Cada federação é responsável por organizar a sua conferência regional, que deve ocorrer, no máximo, até o dia 7 de julho. As conferências regionais deverão privilegiar os debates sobre a Minuta e Estratégia e remeter as propostas e os assuntos polêmicos para deliberação na Conferência Nacional.

Para ser delegado da Conferência Nacional é condição que tenha participado da conferência regional e que tenha sido eleito. Cada federação tem o direito a inscrever até 10% de observadores do total de delegados eleitos.

Inscrição eletrônica

Em breve será disponibilizado link para inscrição eletrônica dos delegados e observadores. A organização da Conferência alerta para o fato de que a federação deverá fazer uma distribuição proporcional dos delegados e observadores entre os grupos temáticos (G1 - Emprego; G2 - Remuneração; G3 - Saúde, Condições de Trabalho e Segurança; G4 - Sistema Financeiro Nacional). A organização da 14ª Conferência fará as adequações na distribuição dos delegados e observadores pelos grupos, caso necessário.

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado