21/06/10 06:05 / Atualizado em 21/06/10 06:11

Contraf-CUT divulga subsídios para discussão nas conferências regionais

A Contraf-CUT divulgou nesta semana um caderno especial com subsídios para a discussão nas conferências regionais, que está sendo enviado a todos os estados do País. Conforme definição do Comando Nacional dos Bancários, reunido no dia 20 de maio, o objetivo é auxiliar na preparação da 12ª Conferência Nacional dos Bancários, que aprovará a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2010.

Clique aqui para acessar o PDF e ler o caderno dos subsídios.

As conferências regionais também serão subsidiadas pelos resultados das consultas aos bancários que foram encaminhadas para todos os sindicatos e federações.

Clique aqui para acessar a consulta da Campanha Nacional 2010.

"Com esse processo de discussões em todas as bases sindicais, queremos ampliar a participação democrática da categoria na definição da campanha e buscar a unidade nacional dos bancários visando novas conquistas na campanha salarial", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

O Comando definiu que os debates preparatórios e durante a Conferência Nacional serão realizados em torno de quatro grandes temas, os quais sempre abordarão simultaneamente todas as questões de igualdade de oportunidades envolvendo gênero, raça, opção sexual e pessoas com deficiência:

Remuneração. Esse debate envolve desde os conceitos sobre remuneração dos bancários - direta e indireta, fixa e variável - até os índices de reajuste que a categoria deve reivindicar na campanha deste ano.

Emprego. Além de conhecer o histórico sobre a evolução do emprego na categoria, aqui os bancários vão discutir como combater a terceirização, precarização, os correspondentes bancários e como criar novos postos de trabalho no sistema financeiro.

Saúde do trabalhador e segurança bancária. Como melhorar as condições de trabalho e acabar com as metas abusivas e o assédio moral, além de proteger os trabalhadores e clientes contra violência e assaltos, são alguns dos temas que serão debatidos nesse grupo.

Sistema Financeiro. Esse tema envolver a discussão sobre o papel dos bancos públicos, a luta em sua defesa e contra as privatizações, a regulamentação do artigo 192 da Constituição (que trata do sistema financeiro), correspondente bancário e plataforma dos bancários para as eleições 2010.

Calendário das conferências regionais

Em 17 de julho encerra o prazo para realização das conferências em todo país e no dia 22 de julho será feita a sistematização dos temas votados. Veja a programação das conferências em cada região:

Fetec - PR - 26 e 27 de junho

Fetrafi - RS - 26 de junho