13/10/2014 18:43 / Atualizado em 14/10/2014 08:53

Contraf/CUT assina convenção coletiva com a Fenaban e acordo com a Caixa

Presidente da Contraf/CUT, Carlos Cordeiro, e coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Matheus, enaltecem que a unidade e a forte mobilização da categoria foram essenciais para as conquistas

Contraf/CUT, federações e sindicatos assinaram com a Fenaban na tarde desta segunda-feira (13), em São Paulo (SP), a 23ª Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), conquistada com a greve na Campanha Nacional 2014. Ela garante aumento real de salário pelo 11º ano consecutivo, além de avanços nas condições de trabalho, como os mecanismos de combate às metas abusivas e ao assédio moral. A solenidade foi realizada no hotel Macksoud Plaza.

Além da CCT, as entidades sindicais assinaram também, no mesmo local, os acordos aditivos específicos com a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), além do acordo de Participação nos Resultados (PR) com o HSBC.

“Essa foi mais uma campanha com a força da unidade e da mobilização da categoria, que conseguiu, em um período mais curto de tempo que nos anos anteriores, após intensas negociações, conquistar aumento real de salário e valorização do piso”, avalia o presidente da Contraf/CUT, Carlos Cordeiro. Ele acrescenta que as vitórias não foram apenas econômicas. “O bancário que se sentir pressionado, colocando em risco sua saúde física e mental, terá mais um canal de denúncias, que é o sindicato, e os bancos terão prazo para dar uma resposta”, diz.

Para Cordeiro, a categoria está de parabéns. “Desde 2004, já acumulamos aumento real de 20,7% nos salários e de 42,1% nos pisos. Além disso, os bancários conquistaram avanços nas negociações específicas com os bancos públicos e uma conquista no HSBC", afirma o presidente da Contraf/CUT. Ele ainda frisa a necessidade de fortalecer o processo de negociação permanente, através das mesas temáticas, buscando aprofundar os debates e construir novas conquistas para os bancários.

Avanços na Caixa

O acordo aditivo assinado com a Caixa prevê reajuste salarial de 9% em todas as verbas salariais (aumento real de 2,49%) e contratação de pelo menos dois mil empregados até dezembro de 2015. Fica garantido o pagamento de 100% das horas extras realizadas nas agências com até 20 empregados, inclusive tesoureiros. Foi conquistada a concessão de um delta a título de promoção por mérito, a partir de janeiro de 2015, aos empregados com no mínimo 180 dias de efetivo exercício em 2014 e sem ocorrências restritivas.

Foi mantida ainda a PLR Social equivalente a 4% do lucro líquido, distribuído igualmente para todos os empregados, e garantia no mínimo de uma remuneração-base a todos. O pagamento de 60% do total da PLR, com base na projeção de lucro anual feito pela empresa, será feito na segunda-feira da próxima semana, dia 20 de outubro.Registre-se outra importante conquista: a valorização da TI, com a Caixa se comprometendo a apresentar, no primeiro semestre de 2015, na mesa de negociação permanente, proposta para a política de retenção de talentos.

O acordo específico prevê ainda avanços em itens de saúde do trabalhador e no Saúde Caixa. Nesse particular, o GT Saúde definirá até 15 de dezembro de 2014, com apoio de consultoria especializada, proposta de metodologia para utilização do superávit em benefício do plano. Também será constituída uma rotina para analisar situações que envolvam condições de trabalho encaminhadas pelos sindicatos ou empregados. Para isso, será realizado piloto nas cidades de Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP).

“Tivemos conquistas importantes na campanha salarial 2014, consolidando um prcesso que vem desde 2003. Tudo isso graças à forte mobilização nacional, na qual os empregados mostraram grande capacidade de luta e maturidade. Nas questões em que faltam avanços, a luta continua na mesa de negociação permanente. Inclusive com a realização, quando necessário, de novas mobilizações”, destaca a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Fabiana Matheus.