BANNER-ConsultaBancarios-21-06-16.jpg
Foto: Contraf-Cut

21/06/2016 07:52 / Atualizado em 23/08/2016 09:17

Consulta nacional sobre a campanha salarial 2016 continua disponível

Pesquisa tem o objetivo de ouvir bancários de todo o país, para reafirmar desde o início o processo democrático e participativo da campanha salarial deste ano. Servirá de subsídio para a construção da pauta nacional de reivindicações

Até o dia 8 de julho, na seção downloads do site www.contrafcut.org.br, os sindicatos vinculados à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) têm a chance de acessar a consulta nacional sobre a campanha salarial 2016, disponibilizada pelo Comando Nacional dos Bancários. O propósito é o de buscar a participação dos bancários e subsidiar a construção da pauta nacional de reivindicações, que será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Essa consulta é o primeiro passo da campanha nacional unificada da categoria bancária, reunindo trabalhadores dos bancos públicos e privados. Pela via impressa ou pelo site, os bancários vão ajudar a fechar as reivindicações a serem debatidas nas conferências estaduais (16 e 17 de julho) e na conferência nacional (29 a 31 de julho), de onde sai a minuta mínima unificada de reivindicações a ser entregue aos bancos em agosto.

A consulta deve ser aplicada, sobretudo, para aferir quais são as prioridades, demandas e principais preocupações dos bancários e bancárias de todo o país. Nessa pesquisa, a categoria se manifestará sobre o índice de reajuste salarial e outros temas de remuneração, como piso, PLR, 14º salário, valores dos tíquetes, além de emprego, saúde, segurança bancária e condições de trabalho.

Também será perguntado sobre a disposição do bancário de participar da campanha salarial deste ano, assim como a respeito de temas atuais como a terceirização, o aumento do tempo para se aposentar, a retirada de direitos anunciada pelo governo interino e ilegítimo de Michel Temer.

Para Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf/CUT nas negociações com o banco, mais do que nunca, os debates a respeito desses problemas que afetam toda a sociedade tornaram-se fundamentais. “A Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2016 se dará em um cenário de muita resistência, diante das ameaças de retrocessos em curso. Temos de fortalecer ainda mais nossa mobilização, de modo a construir uma campanha forte e que combata as investidas desse governo golpista e seus parceiros em nossos direitos”, alertou.

Apuração e divulgação dos resultados

Os dados das consultas devem ser totalizados em cada sindicato ou federação, sendo um valioso subsídio para análise nas conferências estaduais ou regionais.

Todos os números obtidos devem ser também informados para a Secretaria-Geral da Contraf/CUT pelo e-mail contrafcut@contrafcut.org.br  até o dia 8 de julho, através do preenchimento de um modelo específico enviado para as entidades, a fim de facilitar a apuração nacional.

O resultado final da consulta será apresentado durante a 18ª Conferência Nacional dos Bancários, prevista para o período de 29 a 31 de julho, em São Paulo.