08/03/2012 09:14 / Atualizado em 08/03/2012 09:11

Conselho Deliberativo da Funcef aprova aporte de capital à Invepar

Fenae Net

O Conselho Deliberativo da Funcef aprovou na manhã desta quarta-feira, dia 7 de março, em Brasília, um aporte de capital da ordem de R$ 725 milhões à Companhia de Investimentos e Participações em Infra-Estrutura (Invepar), que tem como acionistas, além da Fundação (20,48%), a Previ (36,85%), a Petros (25%) e a OAS (17,67%).

O aporte feito pela Funcef resultará na equalização da participação dos acionistas na companhia, de forma a que todos detenham 25% do capital.

O Conselho Deliberativo tomou a decisão após análise da estratégia global da Invepar como investidora em infra-estrutura no Brasil e em outros países. A companhia tem sua atuação voltada para obras de rodovias, portos, aeroportos e metrôs.

Com receitas de R$ 1 bilhão em 2011, a Invepar obteve em dezembro avaliação de capital da ordem de R$ 4,7 bilhões. Suas ações variaram de R$ 7,20 em dezembro de 2009 para R$ 15,45 em dezembro do ano passado. A projeção de faturamento para 2016 é de R$ 4,2 bilhões.

O aporte de R$ 725 milhões elevou os investimentos em infra-estrutura, via Invepar, para cerca de 3,64% dos recursos da Fundação. A conselheira eleita Fabiana Matheus apontou a necessidade de se ter um patamar-limite para a estratégia de participação na companhia. Essa discussão deverá ser concluída em abril, com possível definição de um percentual máximo.