A abertura do XXV Congresso da Advocef, realizado em Foz do Iguaçu (PR), na noite de quinta-feira (6), foi marcada pelo debate sobre a importância das empresas estatais no atual cenário político brasileiro. A presidente da associação, Anna Claudia de Vasconcellos, abriu oficialmente o evento fazendo um balanço do primeiro ano da gestão e destacou a defesa da Caixa, uma instituição de mais de 157 anos que é patrimônio do povo brasileiro.
“Nossa lealdade é para com os advogados e para com a própria Caixa. A defesa da empresa pública e das prerrogativas de seus advogados são o foco de nossos esforços diários na Advocef, e assim permaneceremos atuando”, afirma Vasconcellos. A palestra da noite ficou por conta do professor Gilberto Bercovici, que ministrou sobre o tema “O Papel dos Bancos Públicos no Desenvolvimento”.
Bercovici ressaltou o impacto direto dos bancos públicos no desenvolvimento do país, ao criar oportunidades de melhoria na economia: “A Caixa é fundamental no financiamento da política habitacional e urbana, ela também é responsável por umas série de operações de caráter social com atendimento como operadora do FGTS e PIS, estando à frente do seguro-desemprego, administração de loterias federais, enfim, ela tem uma série de decisões que impactam no cotidiano dos trabalhadores” conclui Bercovici.
Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, que participou da mesa de abertura do Congresso, a defesa da importância dos bancos públicos é uma pauta que une as diversas categorias que trabalham na Caixa: “ Unidos temos mais condições de mostrar que o discurso do fatiamento e do enfraquecimento da Caixa será prejudicial a toda a sociedade”, afirmou ele.