15/10/08 13:07 / Atualizado em 13/12/08 10:55

Confira o resultado do concurso Quadrinhos Fenae 2008

Gabriel Dagostin é o autor da obra vencedora do concurso Quadrinhos Fenae 2008. Filho da empregada da Caixa Maria Cristina Dagostin, lotada no PV São Leopoldo, cidade homônima do Rio Grande do Sul, Gabriel inscreveu o desenho “Os lixinhos”, que conquistou o primeiro lugar na avaliação da comissão julgadora. Pela vitória, a mãe do Gabriel vai receber 40 mil pontos a serem resgatados por prêmios no site www.programapar.com.br.

O veterano Juliano de Souza Pinto Pereira ficou em segundo lugar com a obra “Zé pança e outros caras”. Filho da empregada da Caixa Marceli Cecília de Souza Pereira, lotada no PAB CREA – SC, em Florianópolis (SC), Juliano participa do Circuito Cultural pela quinta vez e já conquistou diversos prêmios, entre eles o primeiro lugar do concurso Quadrinhos Fenae 2007.

O terceiro lugar da edição 2008 foi conquistado pelo jovem João Victor da Silva Desto, autor do desenho “As aventuras de pipoca”. Filho do empregado da Caixa Claudemir Desto, lotado na SR Oeste do Paraná, em Cascavel (PR), João Victor participa pela primeira vez do Circuito Cultural Fenae.

O júri popular elegeu o quadrinho “O castigo”, de Bruno Santos Campos, filho do Laudes Araújo Campos, empregado da Caixa lotado na Agência Findes em Vitória (ES). As obras pré-selecionadas para o júri popular foram publicadas no site do concurso para a votação do público de 24 de setembro a 7 de outubro.

O concurso Quadrinhos Fenae foi destinado aos desenhistas de 11 a 18 anos, filhos ou filhas de empregados da Caixa que sejam sócios efetivos das Apcefs ou contribuintes do Fenae Doações. O período de inscrições encerrou-se no dia 20 de agosto e registrou 24 trabalhos de 11 unidades da federação. As obras vencedoras e outras informações sobre o concurso estão publicadas no site http://web.fenae.org.br/quadrinhos2008.

Avaliação dos Jurados
A comissão julgadora desse concurso foi formada pelos profissionais Carmem Dilene Vitoriano, Lisarb Mello (designer gráfico da Fenae) e Felipe Carvalho.

Felipe Carvalho afirma que de forma geral as pessoas seguiram o regulamento e apresentaram trabalhos interessantes. Ele chamou a atenção para a quantidade de desenhos com cópias de personagens famosos: “É uma forma importante de treino. Mas para o concurso eu não recomendo. É melhor o candidato mostrar criatividade tanto na história como na expressão do traço”. Ele orienta os pais a continuarem apoiando os jovens a desenhar, aumentando o contato delas com literatura e com quadrinhos.

Lisarb Mello já participou como jurado em outros concursos do Circuito Cultural e avalia que a qualidade dos quadrinhos vem aumentando: “Com exceção dos candidatos que copiam autores famosos, o nível está melhorando muito. É perceptível pelos detalhes dos desenhos e pelas histórias, cada vez mais criativas”.

Carmen Dilene compartilha da mesma avaliação do Lisarb e acrescenta que alguns candidatos apresentam grande potencial artístico apesar de terem enviado desenhos que não se enquadraram na categoria “história em quadrinhos”. Ela incentiva os jovens a continuarem desenvolvendo seus talentos.

Felipe Carvalho é formado em Desenho Industrial, atua na área desde 2003. Trabalha com design gráfico, diagramação, site e editoração de livros e revistas.

Lisarb Sena trabalha na Fenae desde 1994 e é responsável pelo tratamento visual de todo o material gráfico da Federação, além de ter criado vários dos logotipos dos concursos do Circuito Cultural. Ele fez cursos de comunicação visual, vitrinismo, diagramação e designer industrial. Antes de trabalhar na Fenae foi ilustrador do jornal “Correio Braziliense”.

Carmen Dilene Vitoriano é formada pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com licenciatra plena em pedagogia nas séries iniciais, em orientação educacional e magistério. É pós-graduada em educação especial com orientação em inclusão. Atualmente é professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal.