26/12/08 09:38 / Atualizado em 26/12/08 09:39

Confira o resultado concurso Vídeo Fenae 2008

O empregado da Caixa lotado na Gifug de Campinas (SP) José Antonio Neves Júnior conquistou o primeiro lugar no concurso Vídeo Fenae 2008 com a obra “Aventura no velho Oeste” além da vitória no júri popular. Ele vai receber 140 mil pontos a serem resgatados por prêmios no portal www.programapar.com.br.

O segundo colocado no concurso foi o participante lotado na Gifug de Belo Horizonte (MG) Idelmar Gonçalves de Oliveira, com a obra “Eu acredito na juventude”. O terceiro prêmio ficou para a participante lotada na Agência 4038 em São Paulo (SP) Marina Rocha Alves.

Todos os vencedores receberão troféu e certificado, além de premiação em pontos a serem resgatados por prêmios no portal www.programapar.com.br. Confira os vídeos vencedores no hotsite do concurso: http://web.fenae.org.br/video2008.

Avaliação dos jurados
A comissão julgadora do concurso Vídeo Fenae 2008 foi formada pelo designer Jansen Lira, pelos animador Waldson Farias e pelo produtor de vídeos Márcio Garapa.

Jansen Lira destaca que, apesar da produção de vídeo exigir muito tempo e recursos, a qualidade geral dos vídeos foi muito boa e todos mostraram criatividade. Ele recomenda aos participantes dos próximos concursos que não se prendam aos aparatos técnicos, mas que dediquem mais tempo para o planejamento do roteiro e das cenas, antes mesmo de executar o trabalho.

Dois filmes chamaram a atenção de Waldson Farias: "Eu acredito na juventude" e "O pacote de batata frita". Segundo o animador, o primeiro se destaca pela fotografia e direção e, o segundo, pela originalidade do roteiro.

Márcio Garapa chamou a atenção para a diversidade dos trabalhos, tanto em estilo como em conteúdo. Para os participantes dos próximos concursos de vídeo ele ensina:”Primeiro passo é a idéia. Escreva a sua idéia. Leia, releia, pense, reflita. Depois disso vá atrás dos equipamentos e do método de como realizá-lo. Vale mais a pena ver um vídeo com uma trama bem resolvida feita num celular do que um vídeo feito com câmera de cinema sem trama definida”.

Jansen Lira é designer, formado em Desenho Industrial. Entre suas experiências em cinema e vídeo destacam-se a programação visual dos documentários “Prevenção ao câncer de pele” e “Florivideolegio – Antologia da poesia brasileira”. Atualmente trabalha como programador visual no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Waldson Farias é animador profissional. Atua há 10 anos no mercado publicitário como Animador de Personagens Digitais, Diretor de Arte, Designer e Desenhista. Dirigiu e animou 3 curtas e atualmente está na produção de seu quarto filme.

Márcio Garapa é videomaker profissional, com experiência em televisão, vídeo e cinema. Possui habilidades em direção, cinegrafia e montagem. Atualmente trabalha em uma produtora audiovisual.