10/08/12 07:39 / Atualizado em 10/08/12 07:59

Conferência do trabalho escravo define propostas para subsidiar políticas públicas nas áreas de trabalho, emprego e renda

Tema é "Gerar emprego e trabalho decente para combater a pobreza e as desigualdades sociais". Estão sendo debatidas 637 propostas consolidadas pelas etapas estaduais. Daniel Gaio, diretor da Fenae, participa desse evento nacional

Fenae Net

Termina neste sábado, dia 11 de agosto, em Brasília, a primeira Conferência de Emprego e Trabalho Decente, aberta na quarta-feira (8) e que reúne cerca de 1.300 representantes de trabalhadores, empregadores e governo. Um dos participantes é o diretor de Comunicação e Imprensa da Fenae, Daniel Gaio, que também é diretor executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Estão sendo debatidas 637 propostas consolidadas a partir das etapas estaduais do encontro.

O tema dessa conferência é “Gerar emprego e trabalho decente para combater a pobreza e as desigualdades sociais”. Um dos objetivos é definir propostas para subsidiar as políticas públicas do governo federal nas áreas de trabalho, emprego e renda, nos próximos anos.

Na cota dos trabalhadores, a maior delegação é da CUT, ciente da responsabilidade de comandar o movimento sindical na luta para aprovar medidas que impliquem em leis contra práticas antissindicais e permitam a livre organização no local do trabalho. O fim do interdito proibitório, considerado uma afronta ao direito constitucional à greve, e a luta pela livre organização e financiamento, sem interferência do Estado ou de patrões, estão na pauta de prioridades do movimento sindical.

Na plenária final da primeira Conferência de Emprego e Trabalho Decente, a ser realizada no sábado (11), a CUT procurará influir para que sejam deliberadas diretrizes para o Brasil, com base em uma agenda positiva e no princípio de colocar o trabalho como centro do desenvolvimento.