Notícias

09/05/16 09:22 / Atualizado em 09/05/16 09:25

minuto(s) de leitura.

Conecef mantém pioneirismo e terá paridade de gênero na 32ª edição

As delegações que não alcançarem a igualdade entre homens e mulheres sofrerão corte. O congresso dos empregados da Caixa ocorrerá no período de 17 a 19 de junho, em São Paulo

Notícias

No 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que será realizado de 17 a 19 de junho deste ano, em São Paulo (SP), a paridade de gênero será obrigatória. A deliberação é da 29ª edição, ocorrido em 2013, cujo objetivo principal é ampliar a participação feminina no principal fórum de discussão dos trabalhadores do banco. As delegações que não atingirem os 50% de homens e mulheres sofrerão cortes. 

“O Conecef foi um dos primeiros fóruns dos trabalhadores a debater a questão de gênero. A ampliação da cota é uma ação afirmativa que visa assegurar a representatividade de todos os empregados nos fóruns de deliberação do movimento nacional da categoria e combater qualquer tipo de discriminação”, ressalta a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Fabiana Matheus.

Na edição do ano passado, dos 348 delegados presentes, 150 eram mulheres, ou seja, 43% do total. Pela resolução de 2013, as delegações deveriam buscar a cota de 40% em 2014 e ampliar para 50% em 2015, com a obrigatoriedade entrando em vigor a partir de 2016. “Foi uma decisão histórica que fortalece o processo democrático nos espaços representativos. Esse avanço só foi possível graças à unidade de todas as correntes políticas”, destaca Eliana Brasil, presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região e integrante da CEE/Caixa.    

Anabele Silva, do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e da Diretoria da Fenae, reforça que a paridade tem sido buscada não apenas nos fóruns de debates, mas também na direções das entidades. “A medida é importante para ampliarmos a representatividade das mulheres nos cargos de decisão. Essa, aliás, é uma luta que precisa ser travada em todo o país, inclusive em relação aos cargos eletivos”, ressalta.


Calendário

Pelo cronograma do 32º Conecef, definido pela CEE/Caixa, as teses das correntes políticas deverão ser encaminhadas à coordenação da Comissão até o dia 20 de maio. Já os encontros regionais devem ocorrer no período compreendido entre 14 de maio e 5 de junho. As inscrições de delegados acontecerão até 10 de junho.

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado