23/08/2010 09:31 / Atualizado em 23/08/2010 09:32

Comemorado o Dia do Folclore neste domingo

Foi comemorado neste domingo, dia 22 de agosto, o Dia do Folclore. A data surgiu em 1965, quando o então presidente Castello Branco assinou o Decreto Federal n° 56.747, denominando o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore brasileiro. No estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.

O Dia do Folclore foi criado com o objetivo de resgatar e valorizar a diversidade cultural brasileira. Folclore por definição é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças. O termo foi criado por William John Thoms, pesquisador inglês da cultura européia, que em 22 de agosto de 1846 publicou um artigo intitulado "Folk-lore". A palavra é a união de dois vocábulos saxônicos antigos: folk em inglês significa povo e lore conhecimento.

Já virou tradição no Brasil promover eventos durante toda a semana que antecede o Dia do Folclore. Nas escolas, durante todo o mês de agosto são realizadas atividades para relembrar personagens como o saci, o curupira, o lobisomem, entre outros.