16/06/2014 08:22 / Atualizado em 16/06/2014 08:21

Comando Nacional dos Bancários divulga consulta nacional sobre a campanha salarial 2014

Pesquisa tem o objetivo de ouvir bancários de todo o país, para reafirmar desde o início o processo democrático e participativo da campanha salarial deste ano. Servirá de subsídio para a construção da pauta nacional de reivindicações

Fenae Net

Para ouvir bancários de todo o país, o Comando Nacional dos Bancários divulgou o questionário para a consulta nacional à categoria bancária sobre a campanha salarial 2014. A pesquisa poderá ser acessada na seção downloads do site www.contrafcut.org.br, devendo ser feita pelos sindicatos, como forma de buscar a participação dos bancários e subsidiar a construção da pauta nacional de reivindicações.

"É fundamental ouvir a opinião de cada bancário e bancária no seu local de trabalho, reafirmando desde o início o processo democrático e participativo, a fim de auxiliar os debates nas conferências e construir mais uma campanha vitoriosa para a categoria", destaca Carlos Cordeiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e coordenador do Comando Nacional.

A consulta deve ser aplicada, sobretudo, para aferir quais são as prioridades, demandas e principais preocupações dos bancários e bancárias de todo o país. Os resultados obtidos servirão de base para a elaboração da minuta nacional de reivindicações, que será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

Entre as questões apresentadas, destacam-se as reivindicações de remuneração fixa e variável, como o índice de reajuste salarial. O questionário também pergunta sobre quais devem ser as demandas prioritárias de emprego, saúde, segurança e condições de trabalho. Além disso, é perguntado sobre a disposição do bancário de participar da campanha salarial deste ano.

Apuração e divulgação dos resultados
Os dados das consultas devem ser totalizados em cada sindicato ou federação, sendo um valioso subsídio para análise nas conferências estaduais ou regionais.

Todos os números obtidos devem ser também informados para a Secretaria-geral da Contraf/CUT pelo e-mail contrafcut@contrafcut.org.br até o dia 11 de julho, através do preenchimento de um modelo específico enviado para as entidades, a fim de facilitar a apuração nacional.

O resultado final da consulta será apresentado durante a 16ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre 25 e 27 de julho, em Atibaia (SP).