calendario-da-campanha-2020.jpeg

16/06/2020 12:12 / Atualizado em 16/06/2020 12:25

Comando Nacional dos Bancários define calendário da Campanha Nacional 2020, caso não seja aprovada a ultratividade

Mesmo em isolamento social, categoria será mobilizada e chamada a participar das atividades, desde a definição dos temas e prioridades da campanha

O Comando Nacional dos Bancários se reuniu na quarta-feira (10) e definiu o calendário de conferências, congressos e assembleias para dar início à Campanha Nacional dos Bancários 2020.

Esse calendário poderá ser alterado caso seja prorrogada a validade dos Acordos e Convenções Coletivas, ou se o Congresso Nacional aprovar a ultratividade discutida na MP 936. O Comando também cobrou da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na última reunião de negociação, a resposta sobre a reivindicação para que os bancos garantam a ultratividade da CCT e dos ACTs, mas até o momento não houve resposta dos bancos.

Mesmo em isolamento social, a categoria será chamada a participar da campanha desde o princípio, com a já tradicional Consulta Nacional aos Bancários, que permite a todos os trabalhadores darem sua opinião sobre temas importantes, as prioridades da campanha, as formas como os sindicatos deves se comunicar e até como pretende participar das ações da campanha. Neste ano, a consulta será totalmente eletrônica e poderá ser respondida até o dia 25 de junho.

As conferências estaduais/regionais começam a ser realizadas no dia 26 de junho e seguem até 4 de julho.

Os congressos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal serão realizados de 10 a 12 de julho e a Conferência Nacional dos Bancários, onde se define a minuta de reivindicações, nos dias 17 e 18 de julho, para a categoria deliberar sobre a pauta em assembleias que devem ser realizadas nos dias 20 e 21 julho e a minuta de reivindicações podendo ser entregue à Federação Nacional dos Bancos no dia 23 de julho.

Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), todas as atividades serão realizadas por videoconferência.

Veja abaixo o calendário da Campanha Nacional dos Bancários

17 a 25/06  Consulta Nacional