Fenae na Midia - Trabalho presencial -600x400 11.08.jpg

11/08/2020 18:04 / Atualizado em 11/08/2020 18:14

Colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, e Revista Fórum reportaram reação do Congresso

Dois parlamentares de oposição, David Miranda (PSOL-RJ) e Alexandre Padilha (PT-SP), solicitaram a investigação das denúncias feitas por empregados da Caixa sobre a falta de cuidados contra a Covid-19 no retorno ao trabalho presencial.

A iniciativa do deputado federal psolista foi veiculada pela colunista Mônica Bérgamo, da Folha de S.Paulo. Segundo a nota, Miranda enviou ao Ministério Público Federal (MPF) uma representação contra a Caixa afirmando que recebeu denúncias de empregados do banco dizendo que estão voltando ao trabalho sem considerar pessoas do grupo de risco e sem que seus escritórios ofereçam condições mínimas de prevenção à Covid-19. Leia a nota aqui

A Revista Fórum informa que o petista de São Paulo apresentou nesta segunda-feira (10) um requerimento de informações ao governo Federal na Câmara dos Deputados (RIC 968/2020) sobre as medidas adotadas no enfrentamento da pandemia em empresas públicas diante do retorno do trabalho presencial. Na sexta-feira (7), um bancário e sua esposa foram vítimas da doença após a filha ter que voltar à Caixa. Confira a matéria completa aqui.

A Revista Fórum registrou também o posicionamento da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) em relação ao retorno dos bancários ao trabalho presencial. "Na Caixa, medidas de proteção aos trabalhadores e à população foram negociadas após pressão das entidades representativas dos empregados, mas não têm se mostrado suficientes para evitar o contágio da Covid-19”. “É preciso respeito à vida dos empregados da Caixa!"

A matéria cita ainda que a Fenae aponta que “a morte de quase 100 mil pessoas em todo o país é resultado do descaso com que o governo federal vem tratando a pandemia do novo coronavírus no país, com a postergação de medidas para proteger os brasileiros e garantir o isolamento social necessário para combater a proliferação da doença”.

A iniciativa do ex-ministro da Saúde foi replicada por outros veículos, entre eles o Yahoo e o site do PT na Câmara.