CAChapa1.jpg

16/12/16 17:51 / Atualizado em 16/12/16 18:20

Chapa 1 e Chapa 25 vão disputar segundo turno da eleição do CA da Caixa

O pleito será realizado de 16 a 20 de janeiro, também pelo sistema eletrônico SISRH. Fenae e maioria das Apcefs mantém apoio à Chapa 1, formada por Rita Serrano e Orency Francisco

A Chapa 25, que obteve 6.718 votos, e a Chapa 1, com 6.120 votos, vão disputar o segundo turno da eleição para representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa. O pleito será realizado de 16 a 20 de janeiro, também por meio do sistema eletrônico SISRH. No primeiro turno, encerrado nesta sexta-feira (16), 27.947 trabalhadores optaram por uma das mais de 40 chapas concorrentes. Outras bem votadas foram a 49 (2.209 votos), 18 (1.904), 47 (1.646) e 20 (1.590 votos).

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, lembra que essa é sempre uma eleição muito disputada. “Sobretudo em razão do número de chapas inscritas. Agora, no segundo turno, os colegas do banco têm duas opções. Entendemos que a Chapa 1 é a melhor, pois Rita Serrano e Orency Francisco vão representar toda a categoria e têm histórico de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e da Caixa 100% pública”, afirma.

Ainda de acordo com Jair Ferreira, a Diretoria Executiva da Fenae e a maioria do Conselho Deliberativo Nacional da entidade, formado pelos presidentes das 27 Apcefs estão com a Chapa 1. A decisão foi tomada em reunião realizada no dia 1º de dezembro. “É essencial que os empregados entendam a importância de exercer esse direito. No primeiro turno, tivemos um percentual baixo de participação”, acrescenta o presidente da Fenae.

Rita Serrano destaca que é preciso manter a mobilização no processo. “A receptividade tem sido muito boa em todas as unidades por que passamos em campanha, e vamos intensificar esses encontros”, garante. O representante eleito, entre outras funções, tem o papel de aprovar a gestão e o plano estratégico da Caixa e de fiscalizar a execução da política geral dos negócios e serviços. A eleição é garantida na Lei 12.353, sancionada pelo presidente Lula em dezembro de 2010. Essa é a segunda vez que o processo ocorre na Caixa.

Chapa 1: Rita e Orency

Maria Rita Serrano é atualmente suplente de representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa e coordena o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Está no banco desde 1989, tendo ocupado cargos de gestão. Já foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC. É mestra em Administração e graduada em História, e atualmente faz especialização em Governança.

Orency Francisco está na Caixa há 32 anos, ocupando cargos em gerências. Foi diretor do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte e da CUT-MT. É formado em Direito, pós-graduado em Gestão de Pessoas e tem especialização em Direito da Medicina.