CDN MOCAO PEDRO EUGENIO.jpg

08/08/19 15:36 / Atualizado em 08/08/19 16:05

CDN aprova moção de apoio ao ex-presidente da entidade

Por força de liminar, Pedro Eugenio Leite está proibido de se manifestar sobre a Caixa e citar o nome do presidente do banco, Pedro Guimarães

O Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae, que reúne os representantes das 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) de todo o país, aprovou nesta quinta-feira (8) moção de apoio e solidariedade ao aposentado da Caixa  Econômica Federal e ex-presidente da Federação, Pedro Eugênio Beneduzzi Leite que, por meio de ação jurídica impetrada pelo atual presidente da Caixa, Pedro Guimarães, vem sofrendo censura e ataque ao seu direito de liberdade de expressão.

De acordo com o site Consultor Jurídico (Conjur), a ação afirma que Beneduzzi usa o Facebook para postar informações “não oficiais” da conduta da estatal. Também afirma que as publicações evidenciam um caráter danoso.  Para o CDN, a ação que tramita na Justiça de Brasília, em caráter sigiloso, representa um atentado contra a liberdade de expressão traduzida na organização autônoma dos trabalhadores do banco.

Apoio da Fenae

Em nota divulgada no dia 2 de julho, a Fenae já havia expressado sua indignação contra a ação movida pelo atual presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que pede indenização por danos morais contra Pedro Eugenio.

“Começa-se com a censura a um empregado, o lado mais frágil, para depois atacar a sociedade civil organizada e suas entidades representativas. Na prática, a ação do presidente da Caixa contra Pedro Eugenio, um atuante defensor da Caixa como banco público, social e forte por mais de 30 anos, serve de biombo para pavimentar o caminho de enfraquecimento da instituição. Nossa posição, tal qual a de Pedro Eugenio, sempre foi límpida como água da fonte: a Caixa é do povo brasileiro e isso tem que ser respeitado”, destaca a nota.