casa_de_folia_PE_400.JPG

20/02/20 10:15 / Atualizado em 20/02/20 10:32

Casa da Folia abre as portas para os associados da Apcef no Carnaval de Olinda

Durante o carnaval, os associados de todas as Apcefs poderão usufruir da Casa da Folia, que oferecerá completa segurança, serviço de bar, bebidas e alimentação

Se você já esteve no Carnaval de Olinda, em Pernambuco, sabe o quão rica e diversa é a folia no Sítio Histórico, com suas agremiações de frevo, bonecos gigantes, afoxés e maracatus. Por outro lado, sabe também como a brincadeira fica muito mais tranquila com um ponto de apoio para ir ao banheiro, se alimentar e recarregar as baterias. E com esse intuito, a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal Pernambuco (Apcef/PE), em parceria com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), fez a abertura da Casa da Folia da Apcef, no Carmo, em Olinda, na noite de quarta-feira (19), ao som de muito frevo e a todo pique de animação dos associados.

Este é o 12º ano em que a organização promove o encontro dos foliões empregados Caixa, que aliás, vêm de todo o Brasil. Somente na inauguração, havia pessoas de diferentes lugares do Brasil, como São Paulo, Distrito Federal, Maranhão e Piauí, por exemplo. Nilda Fujiwara, 70 anos, integra o Conselho Deliberativo da Apcef e estava com uma amiga associada da capital maranhense. Aos 70 anos e cheia de energia, ela estava no esquenta e prometeu brincar todo o Carnaval na Casa da Folia. "Adoro o Carnaval de Olinda e a Casa da Folia sempre é um lugar muito bom e animado. A Apcef dá um ânimo para a gente com esse apoio. A gente encontra amigos de outras cidades, reencontra pessoas, troca figurinhas, conhece a cultura de cada lugar. Enriquece a gente", declarou.

Já Marcone Apolo, presidente da Apcef /PE, e DJ do abre-alas, considerou este um momento especial, por ser o único espaço de encontro dos foliões da Caixa no país, e também pela parceria inédita com a Fenae, na Casa. "São quatro dias funcionando com toda uma estrutura, oferecida aos associados e seus convidados, e dessa vez com um ingrediente a mais, que é o Espaço Viva, ambiente interativo realizado pela primeira vez no Carnaval de Pernambuco, através de parceria com a Fenae", comentou.

O Espaço Viva criará um ambiente interativo, com gincanas, brincadeiras e atividades de lazer, com o objetivo de entusiasmar quem estiver usufruindo da estrutura de apoio.

Para Paulo Moretti, diretor-financeiro da Apcef/PE, a pluralidade do Carnaval de Olinda é o fator primordial para conseguir agregar diferentes perfis e origens, no mesmo lugar. "O Carnaval daqui é multicultural, ele recebe e abraça todos, do Brasil inteiro. É isso que nos permite também promover um espaço lindo como esse, com segurança e conforto para todos que vêm brincar nas ladeiras", comentou.

O casal Célia César, 55 anos, e Ronaldo César, 63, é sócio-amigo da Caixa e frequenta a Casa da Folia Apcef desde a sua primeira edição. Empolgados, comentaram que brincam todos os dias no espaço, desde o início da folia de momo, até a aproximação da Quarta-feira de Cinzas. "Aqui é um porto seguro para os associados. É como uma família que a gente faz questão de estar junto, conversar e participar", disse Célia.

Marcaram presença também integrantes dos Blocos "Tanajura com Farinha" e "Jacaré da Beira Rio", ambos organizados por empregados da Caixa. A troça da Tanajura, criada em Garanhuns, cidade no Agreste pernambucano, traz pra Olinda a iguaria, torrada na manteiga e servida com farinha, e uma orquestra diferente: ao invés de tubas, trompetes e muito frevo, desfila ao som do forró, puxado pelas sanfonas, zabumbas e triângulos. O Bloco Tanajura com Farinha, desfila no domingo (23), com concentração às 9h30 e saída às 11h30, do Mosteiro de São Bento.

A Casa da Folia fica na Rua Prudente de Morais, 230, no Carmo, próximo à Praça de São Pedro, e funcionará plenamente de 22 a 25 de fevereiro, das 9h às 19h, oferecendo completa segurança, serviço de bar, cerveja Manguezal e Hamburgeria Brasa no Quintal. O acesso é restrito aos associados das Apcefs e os convidados pagarão R$ 25,00 por pessoa.

Mais festa - Além da Casa da Casa da Folia Apcef, também será oferecida programação carnavalesca no Clube do Janga, sede da associação na cidade de Paulista, que fica na Região Metropolitana do Recife, desde o Sábado de Zé Pereira até a Terça Feira Gorda. Sempre a partir do meio-dia, haverá a cada dia uma atração diferente, com DJ, performances musicais e matinê infantil. O acesso é para associados e dependentes, e os convidados terão acesso mediante o pagamento de uma taxa.