22/06/10 09:31 / Atualizado em 22/06/10 09:35

Carlos Leite assume a presidência do Conselho Fiscal da Funcef

Conselho Fiscal é composto por dois conselheiros eleitos pelos associados e dois representantes indicados pela Caixa. Leite é um dos eleitos para o cargo

Fenae Net

O empregado da Caixa Carlos Alberto Pinheiro de Oliveira Leite é o novo presidente do Conselho Fiscal da Funcef. Ele assumiu o cargo na última quinta-feira, dia 17 de junho, durante reunião realizada em Brasília.

O Conselho Fiscal é composto por dois conselheiros eleitos pelos associados e dois indicados pela Caixa. Por previsão legal, a presidência do órgão é assegurada a um dos conselheiros eleitos, regra inversa à do Conselho Deliberativo, onde o presidente é escolhido entre os representantes da patrocinadora.

Carlos Leite foi eleito conselheiro fiscal no pleito realizado entre os dias 26 de abril e 6 de maio deste ano, tendo como suplente José Francisco Zimmermann. Sua posse ocorreu no dia 1º de junho, junto com a de Antoci Neto de Almeida, que estava na suplência do órgão desde junho de 2008 e assumiu a titularidade em substituição a Renata Marotta, eleita este ano para a Diretoria Executiva da fundação. Marotta é agora a diretora de Administração da Funcef.

Graduado em Direito e em Ciências Contábeis, Carlos Leite possui também pós-graduação em Direito e Processo de Trabalho, em Auditoria Contábil, em Organização, Planejamento e Gestão de Políticas Públicas e NBA em Marketing. Está na Caixa desde 1984. É Gerente Regional de Negócios na Superintendência do Rio Grande do Norte. Preside a Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa (Fenag).

Os dois indicados pela Caixa como titulares do Conselho Fiscal são Fábio Lenza (desde junho de 2008) e Sérgio Pinheiro Rodrigues (a partir de junho deste ano).

A reunião da semana passada foi a primeira realizada pelo Conselho Fiscal após a posse dos novos integrantes. Além da escolha do novo presidente e da apreciação da ata da reunião anterior, a pauta contemplou como assuntos para conhecimento os relatórios das investigações da Procuradoria da República do Distrito Federal envolvendo operações imobiliárias realizadas pela Funcef antes da gestão compartilhada (2002), o relatório da auditoria externa BDO Auditores Independentes com recomendações sobre controles internos, procedimentos contábeis e segurança patrimonial, as atas do Conselho Deliberativo e os resumos das deliberações da Diretoria Executiva.

No tocante às investigações da Procuradoria, o Conselho Fiscal encaminhou à Diretoria Executiva da fundação solicitação de tempestividade no acompanhamento das ações em curso.

Conselho Deliberativo: alteração de data da reunião
Inicialmente prevista para o dia 28 de junho, a reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Funcef teve data alterada para 1º de julho, com início às 14 horas, em Brasília. A pauta desse encontro será divulgada posteriormente.