RitaSerrano

13/10/2016 09:31 / Atualizado em 14/10/2016 09:32

Campanha “Se é público, é para todos” será lançada em comissão do Senado

O evento é promovido pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

A campanha em defesa das empresas, bens e serviços públicos - “Se é público, é para todos” – será lançada na próxima terça-feira (18), a partir das 9h, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (plenário 2). O evento é promovido pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que lançou a campanha nacionalmente em junho passado e atinge vários estados brasileiros, além de contar com a adesão da UNI Américas Finanzas, que reúne trabalhadores do sistema financeiro na América Latina.

O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas foi criado em consequência da luta contra o Projeto de Lei do Senado 555, que viria a se tornar a lei de Responsabilidade das Estatais (Lei 13.303, sancionada em 30 de junho de 2016). A mobilização reuniu representantes dos movimentos sindical, associativo e social, e obteve avanços no conteúdo da lei.

Além disso, novas ações contra privatizações e desmonte de serviços públicos vieram se somar à atuação do comitê, do qual participam as centrais sindicais CUT, UGT, CTB, Nova Central, Conlutas e Intersindical, com o apoio da Fenae, Contraf e FUP, representando centenas de categorias de trabalhadores.

De acordo com a coordenadora do Comitê, Maria Rita Serrano, todos os que participaram dessa grande mobilização e prosseguem na luta contra os ataques diários à sociedade brasileira estão convidados para o lançamento, que reforçará ainda a mobilização contra a PEC 241, cujo segundo turno de votação está previsto para ocorrer em breve. Também foram enviados convites a deputados federais e senadores, já que a expectativa é de criação de uma frente parlamentar mista em defesa das empresas e serviços públicos no mês de novembro.