24/05/12 08:46 / Atualizado em 24/05/12 08:43

Câmara dos Deputados instala subcomissão para investigar tarifas bancárias

Instância será criada no âmbito da Comissão de Defesa do Consumidor, com o propósito de tratar das tarifas e taxas cobradas pelos bancos, com ênfase para a questão dos reajustes aplicados os útlimos meses

Fenae Net

Reunida ontem durante sessão plenária, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados instalou uma subcomissão especial para tratar das tarifas e taxas bancárias, com ênfase para a questão dos reajustes aplicados nos últimos meses.

A iniciativa de criar essa subcomissão especial visa investigar o abuso na subida da tarifa dos bancos em mais de 400% nos últimos oito meses, situação que faz com que esse quesito continue liderando o ranking de reclamações dos consumidores nos órgãos nacionais de defesa do consumidor.

Essa realidade é tão esdrúxula que só na chamada “Tarifa de Renovação do Cadastro”, que serve para que os bancos mantenham atualizadas todas as informações dos clientes, tais como endereço, contato e informações de crédito, os consumidores estão pagando até 433% mais, segundo o deputado Chico Lopes (PCdoB/CE), autor do requerimento que propôs a instalação dessa subcomissão no âmbito da Comissão de Defesa do Consumidor.