07/12/09 09:16 / Atualizado em 07/12/09 09:17

Caixa recebe multa de mais de R$ 2 milhões por descumprir lei do Serviço de Atendimento ao Consumidor

Fenae Net

Por descumprimento da lei do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), a Caixa Econômica Federal foi multada em R$ 2.128,200. Outras instituições financeiras autuadas foram o Citibank, o PanAmericano, o Cacique, o Mercantil, o Ibi e o Gmac.

As maiores reclamações registradas no SAC da empresa estão relacionadas ao tempo de contato com atendente, ao fato de o consumidor ter de relatar o problema mais de uma vez e à interrupção da ligação telefônica.

O Serviço de Atendimento ao Consumidor foi criado pelo decreto federal 6.523/08 e entrou em vigor em 1º de dezembro de 2008, cabendo-lhe estabelecer regras que devem ser seguidas pelas empresas reguladas pelo poder público federal, principalmente em relação às questões de acessibilidade, tais como informação clara e objetiva dos números do atendimento ao consumidor (inclusive para deficientes), gratuidade das ligações, disponibilidade do serviço, tempo de espera para contato com os atendentes, adequação do menu eletrônico dos call centers etc.

Para o movimento sindical bancário, a falta de empregados nas agências da Caixa provoca inúmeras reclamações no SAC da empresa, que já está sobrecarregado de trabalho. A luta pela contratação imediata de mais empregados continua em todo o país, pois há o entendimento de que só com mais bancários a realidade de caos enfrentada pela maioria das agências acabe de uma por todas. Devido à carência de pessoal, os bancários da Caixa estão sobrecarregados de trabalho, problema que vem gerando adoecimento nos trabalhadores e precário atendimento à população.