09/03/10 09:43 / Atualizado em 09/03/10 09:45

Caixa promete oferecer melhores condições de trabalho para a área de penhor

Fenae Net

Com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre das medidas de segurança e saúde implantadas nos setores de penhor em todas as unidades da Caixa no Estado de São Paulo, representantes dos empregados da Caixa se reuniram com auditores fiscais da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) na última sexta-feira, 5 de março. Participaram dessa reunião Rafael de Castro e Edvaldo Rodrigues da Silva (Apcef/SP), Kardec de Jesus (Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região) e representantes da Anacef, da Gipes de Bauru, Campinas e São Paulo e da Gimat de São Paulo.

Foram discutidos assuntos referentes a problemas de infraestrutura e falta de segurança para a prática das funções diárias, como a forma de manuseio dos recipientes que contêm ácido nítrico, a utilização de luvas, o funcionamento dos exaustores, a iluminação e o estoque de materiais. Para tentar solucionar esses problemas, os representantes da Gipes informaram que vão distribuir novos kits com frascos menores no início da próxima semana, primeiramente em quatro agências da SR Pinheiros, na capital. Também asseguraram que o fornecedor dos novos kits ficará responsável pelo recolhimento e descarte de todo material vencido e inutilizável. Solicitaram15 dias para a avaliação dos novos materiais e, caso sejam aprovados, comprometeram-se em padronizar a distribuição em todo o Estado dentro de 90 dias.

Os representantes da empresa informaram que não há casos de empregados da área de penhor adoecidos. Por outro lado, foi estabelecido pela DRT que “não se deve aguardar que um empregado adoeça e que medidas de segurança e proteção à saúde dos empregados devem ser tomadas o quanto antes”. Para o auditor fiscal da DRT, Gianfranco Pampalon, a partir de agora, todos os atestados de saúde ocupacional (ASO) devem conter a informação de que o empregado desta área sofre risco à saúde devido ao manuseio de substâncias químicas.

O representante da Apcef/SP, Rafael de Castro, avalia “Esperamos que a Caixa passe a ter um interesse maior em zelar por seus empregados. Não é de hoje que participamos de reuniões como essa para cobrar da empresa melhorias no setor. Por isso, continuaremos a insistir que a Caixa se adapte aos procedimentos de segurança e ofereça treinamento aos empregados, com o objetivo de evitar problemas sérios de saúde e possíveis acidentes”.