1603_Coronavirus_600x400.png

18/03/20 16:04 / Atualizado em 18/03/20 16:09

Caixa, os trabalhadores precisam ficar em casa!

Novos casos de coronavírus são confirmados na sede e nas agências

Um dia após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no edifício sede da Caixa Econômica Federal, em Brasília, outro caso se confirma.

Após a confirmação de que um trabalhador do quarto andar da matriz está infectado com o SARS-COV-2, novo coronavírus, a Caixa ao invés de orientar que seus funcionários fiquem em casa no esquema de teletrabalho, preferiu evacuar o quarto andar e gastar energia com a limpeza das escadas e corredores do andar.

Com confirmação de casos no 15º e 4º andares e pelo menos mais um sob suspeita, todos os trabalhadores seguem em seus postos, dividindo espaços e elevadores com centenas de pessoas que foram expostas ao vírus. Nas agências, a situação não é diferente.

Passou da hora dos bancos fingirem que nada está acontecendo e que seus funcionários estarão a salvo se lavarem bem as mãos. A única opção é o isolamento domiciliar.

A Fenae recebe, diariamente, relatos de trabalhadores das áreas administrativas e na linha de frente do atendimento ao público nas agências de novos casos de contágio e de situações em que foram diretamente expostos ao risco.

Como se não fosse o bastante, amanhã (19), começará o pagamento do PIS para os nascidos nos meses de maio e junho, que fará com que o movimento nas agências aumente.

Os bancos estão na contramão das práticas de segurança pública. Enquanto a OMS recomenda que as pessoas permaneçam em casa e o Brasil todo fecha seus locais públicos, adia eventos e trabalha para que as pessoas estejam a salvo, a Caixa fecha os olhos para a segurança e integridade das pessoas, deixando que seus trabalhadores se exponham e negando o Saúde Caixa aos novos contratados.

Essa situação tem que mudar já!