Fachada Caixa 600x400.jpg

21/07/20 12:46 / Atualizado em 21/07/20 12:52

Caixa libera pagamento do saque emergencial do FGTS e 4ª parcela do auxílio emergencial

4ª e 5ª parcelas do auxílio emergencial serão integrais, no valor de R$ 600,00

O pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores que nasceram no mês de abril começou a ser depositado nesta segunda-feira (20). Quem tem saldo em contas ativas ou inativas do Fundo têm um teto de R$ 1.045,00 liberado. Este valor, depositado na Poupança Social Digital da Caixa, estará disponível somente para compras e pagamentos por meio do cartão de débito virtual. Os saques só serão permitidos no dia 5 de setembro.

Para a Fenae, a liberação dos saques emergenciais do FGTS é uma medida de socorro aos trabalhadores, neste momento de pandemia. No entanto, é importante lembrar que os recursos do Fundo são a principal fonte de financiamento público para os programas de habitação, saneamento e infraestrutura. “Neste momento crítico em que vivemos, a liberação deste recurso é muito importante para socorrer e aliviar a população que está sem renda. Isto é indiscutível. Mas o Fundo tem um papel social fundamental para desenvolver as políticas públicas que amparam os brasileiros”, avalia o presidente da Federação, Sérgio Takemoto.

“O governo precisa trabalhar para apresentar soluções efetivas para conter os efeitos econômicos e sociais causados pela pandemia e não utilizar, indiscriminadamente, recursos que são dos próprios trabalhadores. É preciso cautela”, defende.

Auxílio Emergencial - Nesta segunda-feira também começou o pagamento da 4ª parcela do auxílio emergencial para os beneficiários do Bolsa Família. O calendário para este público permanece inalterado e segue de acordo com o Número de Identificação Social (NIS).

Para os beneficiários do Cadastro Único e aqueles que se cadastraram pelo aplicativo Caixa, os depósitos da 4ª parcela começam a ser realizados na quarta-feira (22), respeitando o calendário de acordo com o mês de nascimento, e vão até o dia 26 de agosto.

É importante lembrar que os valores serão creditados na conta, mas os saques e transferências só serão permitidos a partir do próximo sábado, 25 de julho, e vão até o dia 17 de setembro.

Parcelas integrais - Na última sexta-feira (17), a Caixa Econômica Federal informou que as duas últimas parcelas (4ª e 5ª) do auxílio emergencial serão mantidas no valor de R$ 600,00. Anteriormente, o governo havia anunciado que o valor seria fracionado. A integralidade do valor era defendida pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). O depósito do 5º pagamento começará a ser depositado em 28 de agosto.

Confira o calendário da 4ª parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família

·         NIS final 1 - 20 de julho

·         NIS final 2 - 21 de julho

·         NIS final 3 - 22 de julho