05/08/13 08:43 / Atualizado em 05/08/13 08:49

Caixa e trabalhadores debatem eleição para representante no Conselho de Administração

O diretor vice-presidente da Fenae e coordenador da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), Jair Pedro Ferreira, e o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, se reúnem nesta segunda-feira, 5 de agosto, com o presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, Antônio Henrique Pinheiro Silveira. Na oportunidade, eles vão tratar da eleição para escolha do representante dos trabalhadores no Conselho de Administração do banco.

As entidades representativas dos trabalhadores discordam dos critérios para candidaturas estabelecidos pela empresa. O principal deles exclui mais de 80% do quadro dos empregados. A Caixa exige que o candidato seja graduado em curso superior e ter exercido cargos gerenciais nos últimos cinco anos ou ter ocupado cargos relevantes em órgãos ou entidades da administração pública por, no mínimo, dois anos.

Pelo calendário eleitoral estabelecido pela empresa, as inscrições dos candidatos seriam encerradas em 7 de junho. Por pressão da Contraf-CUT e CEE/Caixa, a direção da Caixa recuou e adiou para 30 de agosto o encerramento do prazo para inscrição de candidatos a representante dos trabalhadores no Conselho de Administração do banco.

A representação dos trabalhadores nos Conselhos de Administração das empresas estatais e de economia mista federais foi estabelecida pela lei nº 12.353, de 28 de dezembro de 2010, sancionada pelo ex-presidente Lula e regulamentada pela presidenta Dilma em 2011.