12/05/2009 - P

12/05/09 09:35 / Atualizado em 12/05/09 11:09

Caixa ajuíza dissídio no Tribunal Superior do Trabalho contra greve dos bancários da carreira profissional

Contraf/CUT lamenta a atitude da empresa, que utiliza a Justiça do Trabalho para desmobilizar os trabalhadores

Fenae Net

De forma autoritária a Caixa Econômica Federal ajuizou dissídio de greve no Tribunal Superior do Trabalho (TST), no final da tarde de segunda-feira, 11 de maio. A Contraf-CUT lamenta a atitude do banco, que utiliza a Justiça do Trabalho para desmobilizar os trabalhadores.

"A Caixa resolveu usar a linha da força. Nós sempre apostamos na negociação exaustiva sobre todos os temas, mas a direção da empresa decidiu utilizar essa manobra não democrática contra seus empregados", afirma Jair Ferreira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa da Contraf-CUT e diretor de administração e finanças da Fenae.

A greve por tempo indeterminado dos profissionais da Caixa (advogados - arquitetos - engenheiros - profissões que constam no RH 060) entra no seu décimo quinto dia nesta terça-feira, 12 de maio, mantendo-se forte em todo o país. Os bancários da carreira profissional rejeitam a proposta rebaixada apresentada pela empresa para a nova tabela de seus Plano de Cargos e Salários (PCS). Estão com suas atividades paralisadas profissionais das seguintes bases sindicais:

Alagoas, Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Chapecó (SC), Curitiba (PR), Espírito Santo, Fortaleza (CE), Feira de Santana (BA), Goiás, Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Mato Grosso, Natal (RN), Paraíba, Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Sergipe, Sul Fluminense (RJ), Teresina (PI), Tocantins, Uberaba (MG) e Zona da Mata e Sul de Minas (MG) e São Luis (MA).