21/06/12 07:04 / Atualizado em 21/06/12 07:20

Caderno com textos editados pela Contraf/CUT subsidiará debates nas conferências regionais

Documento, dividido em quatro eixos temáticos, dará suporte às discussões dos eventos das entidades sindicais em preparação à 14ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre os dias 20 e 23 de julho, em Curitiba

Fenae Net

Um caderno com textos de subsídios foi editado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) para orientar os debates das conferências regionais preparatórias à 14ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre os dias 20 e 23 de julho, em Curitiba. O caderno está disponível na seção download do site da entidade para os sindicatos e federações.

O caderno de subsídios da Contraf/CUT está dividido em quatro grandes eixos temáticos, definidos pelo Comando Nacional dos Bancários, que promoveu seminário em São Paulo, na segunda quinzena de maio. O foco da primeira parte é o emprego, com ênfase para questões relativas à terceirização, correspondente bancário, rotatividade e demissões.

Os textos da segunda parte referem-se à remuneração, com abordagem sobre aumento real, aumento do piso salarial, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), previdência complementar e Plano de Cargo e Salário (PCS).

O eixo da saúde, condições de trabalho e segurança bancária, também contemplada pelo caderno da Contraf/CUT, trata do combate ao assédio moral, combate às metas abusivas e luta por segurança bancária. Na parte relativa ao sistema financeiro nacional, os destaques são a redução dos juros e spreads bancários, a regulação do sistema financeiro mundial, a Conferência Nacional do Sistema Financeiro, o papel dos bancos públicos e o crédito socialmente responsável.

A recomendação da Contraf/CUT é para as conferências regionais abordarem os quatro eixos de forma transversal, levando em consideração questões de gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência, como parte da luta por igualdade de oportunidades nos bancos.

No entendimento da Contraf/CUT, o tema igualdade de oportunidades deve sempre estar presente nas discussões e negociações sobre remuneração, emprego, saúde, segurança e cláusulas sociais (transversalização), sendo ainda necessário lutar para incorporar à Convenção Coletiva dos avanços conquistados na mesa temática de igualdade de oportunidades.

Orientações para a conferência nacional
A Conferência Nacional dos Bancários é o maior e mais importante fórum nacional de deliberações da categoria e definirá a pauta de reivindicações da campanha salarial 2012. Está sendo precedida de consultas com a categoria, de conferências regionais e dos congressos nacionais dos bancos públicos federais, como o 28º Conecef e o dos funcionários do Banco do Brasil.

Nesse caso, o propósito é construir um amplo processo democrático de participação dos trabalhadores de bancos públicos e privados, culminando em uma grande mobilização que resulte numa campanha salarial vitoriosa, com novas conquistas para a categoria bancária.

O quantitativo de delegados para a 14ª Conferência Nacional dos Bancários é de 699 bancários, entre eleitos nas conferências regionais e observadores. A orientação é para que as federações busquem contemplar as cotas de gênero de 30% na eleição de delegados.

Cabe a cada federação organizar a sua conferência regional, cujo prazo-limite é dia 7 de julho. Esses eventos devem privilegiar os debates sobre a minuta e a estratégia, remetendo as propostas e os assuntos polêmicos para deliberação na conferência nacional.

A condição para ser delegado da conferência nacional é de ter participado da conferência regional, além de ter sido eleito. Cada federação tem o direito de inscrever até 10% de observadores do total de delegados eleitos.

A inscrição de delegados e observadores deverá ser feita pelas entidades sindicais eletronicamente, com link a ser disponbilizado em breve pela Contraf/CUT. Os delegados e observadores, por outro lado, devem ser distribuídos entre os seguintes grupos temáticos: Grupo 1 (Emprego), Grupo 2 (Remuneração), Grupo 3 (SaúdeCondições de TrabalhoSegurança) e Grupo 4 (Sistema Financeiro Nacional).