03/11/11 08:30 / Atualizado em 03/11/11 08:29

Brasil avança uma posição e fica em 84º em novo Índice de Desenvolvimento Humano da ONU

Fenae Net

O Brasil ocupa a 84ª posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 2011 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), entre 187 países. O país subiu uma posição, em comparação com 2010, obtendo 0,718 no IDH deste ano, estando o índice brasileiro acima da média global, que é de 0,682. O IDH varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1 o resultado, melhor o desempenho.

O atual IDH do Brasil é classificado como elevado. Os 47 primeiros do ranking, que é liderado pela Noruega (0,943), possuem desenvolvimento muito elevado. Aparecem também em posição de destaque países como Austrália (0,929) e os Países Baixos (0,910), enquanto as últimas posições no ranking do IDH são ocupadas pelo Burundi (0,316), Nigéria (0,295) e República Democrática do Congo (0,286).

O IDH é calculado com base em três dimensões fundamentais: o conhecimento, medido por indicadores de educação; a saúde, medida pela longevidade; e o padrão de vida digno, medido pela renda.

No caso do Brasil, desde 1980, o Índice de Desenvolvimento Humano melhorou 31%. O país em 2011 registrou 73,5 anos de expectativa de vida, 13,8 anos esperados de escolaridade (para crianças no início da vida escolar) e 7,2 anos de escolaridade média (considerando adultos com mais de 25 anos). Neste ano, a Renda Nacional Bruta (RNB) per capita dos brasileiros, considerada no cálculo do Pnud, foi de US$ 10,162.