Notícias

29/12/09 06:37 / Atualizado em 29/12/09 06:39

minuto(s) de leitura.

Bancos terão de dar detalhes sobre exposição a riscos a partir de 2011

Os bancos que atuam no país terão de divulgar na internet, a partir de abril de 2011, informações detalhadas a respeito de sua exposição a riscos.

O objetivo da medida é dar ao público em geral e aos analistas do mercado financeiro mais dados em relação à carteira de crédito dessas instituições, ao capital disponível para garantir os depósitos dos seus clientes e às operações com derivativos, entre outras questões relacionadas à solvência do setor.

Hoje, esses detalhes são conhecidos apenas pelo órgão regulador do sistema financeiro, o Banco Central. A mudança faz parte das novas regras para a regulação do sistema financeiro global conhecidas como Basileia 2, um conjunto de normas definidas pelas autoridades de supervisão bancária de vários países.

Esse acordo começou a ser implantado em 2008 em alguns países, mas teve parte de suas normas revistas depois da quebra de várias instituições financeiras, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, a implantação das medidas também foi adiada e será feita de forma escalonada entre 2010 e 2013.

De acordo com Sílvia Marques, chefe-adjunta do Departamento de Normas do BC, as informações que serão disponibilizadas pelos bancos na internet vão permitir aos investidores e clientes saber quais os riscos que cada instituição corre em relação às variações no mercado financeiro, à inadimplência nos seus empréstimos e a problemas operacionais. "São medidas de transparência. Os credores, investidores e analistas de mercado vão ter acesso a informações para formar uma opinião mais detalhada sobre a cada instituição", disse.

A divulgação será feita de forma padronizada, para permitir que se faça uma comparação entre os dados de cada banco. Além dos números, que serão atualizados a cada trimestre, a instituição terá de apresentar ao público sua política de gerenciamento de riscos, o que inclui, por exemplo, os critérios utilizados para concessão de crédito e para aplicações no mercado financeiro.

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado