NegociacaoFenaban230818-600x400.jpeg
Foto: Julio Cesar Costa

23/08/2018 20:52 / Atualizado em 23/08/2018 21:19

Bancos recuam e não haverá retirada de direitos. Negociação continua nesta sexta-feira

Juntos, sindicatos e bancários garantem conquistas da CCT, como a PLR das bancárias em licença-maternidade. Fenaban tem de apresentar aumento real maior

A pressão da categoria, dos sindicatos e do Comando Nacional dos Bancários, na mesa de negociação, surtiu efeito. Em rodada realizada na quinta-feira (23), os bancos recuaram na proposta que pretendia tirar das bancárias em licença-maternidade o pagamento integral da PLR. Também voltaram atrás e não haverá mais retirada de direitos nem supressão de cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

O movimento sindical cobrou o aumento real a ser apresentado aos bancários, e a Fenaban pediu uma pausa para consultar os bancos sobre o índice de reajuste que será proposto aos trabalhadores. A reunião entre os representantes dos bancários e das instituições financeiras continua nesta sexta-feira (24).

Bancos públicos

Os acordos específicos de Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal serão debatidos assim que encerradas as negociações com a Fenaban. Questões centrais para os trabalhadores dos bancos públicos precisam ser resolvidas, como os altos valores cobrados pelo Saúde Caixa, a PLR Social, os ciclos avaliatórios no BB. Os bancários estão mobilizados e já avisaram em assembleias e atos por todo o país que não aceitarão nenhum direito a menos.