Notícias

02/08/07 05:24 / Atualizado em 13/12/08 10:55

minuto(s) de leitura.

Banco Real incorpora a marca Sudameris

O Banco Real irá concluir o processo de incorporação do Sudameris, que já se estendia por quatro anos. Assim, a partir de setembro todas as agências passarão a ter uma mesma identidade visual e os clientes e funcionários serão todos transferidos para o Real, encerrando o uso da marca Sudameris.

No fim do ano passado, o Real fechou acordo com os minoritários do Sudameris para poder concluir a incorporação do banco, cuja compra foi fechada em 2003 depois de negociação com o italiano Intesa. Com isso, foram encerrados os processos judiciais que bloqueavam o negócio.

No início deste ano, os últimos acordos foram feitos e os acionistas que detinham pouco menos de 5% do capital do banco receberam dinheiro ou participação no Real (aproximadamente metade optou por receber ações). O valor final não foi divulgado, mas foi calculado em função do valor dos ativos. Em abril deste ano, o conselho de administração do Sudameris Brasil decidiu cancelar o registro de companhia aberta do banco após a incorporação da totalidade de suas ações pelo Banco Real, encerrando a negociação dos papeis na Bovespa.

O presidente da instituição, Fábio Barbosa, destacou a necessidade de entender a dinâmica de funcionamento do Sudameris para que a incorporação fosse feita, justificando o processo de quase quatro anos. As áreas operacionais, como mesa de operações e back-office, já estavam unificadas, assim como a diretoria dos dois bancos. Ele ressaltou, também, que não haverá demissões nem mesmo fechamento de agências das instituições.

Segundo ele, os objetivos iniciais para a compra do Sudameris foram atendidos. O banco pretendia ampliar a atuação em São Paulo, elevar a participação no segmento de médias empresas e atingir o público de alta renda. "Nossa participação em São Paulo subiu de cerca de 2% a 3% para 5%", revela.

Agora, a junção traz novas sinergias. Com a transferência das empresas e de clientes de alta renda, o Real pretende oferecer novos serviços e reforçar os ganhos em um segmento bastante lucrativo para a instituição. O banco também tem forte presença entre os descendentes de japonesas, cujo relacionamento estreito deve ser mantido.

O Sudameris surgiu em 1900, como o nome de Banco Commerciale Italiano de São Paulo. Quando foi adquirido pelo Real, em 2003, era o nono maior banco brasileiro. Hoje, possui 262 agências, que serão acrescidas às 844 do Real. Os clientes passarão de 11,3 milhões para 12,7 milhões e os 2,9 mil funcionários se juntarão aos 28,3 do Real.

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

Veja também
Nenhum registro foi encontrado.

selecione o melhor resultado