10/08/2010 08:49 / Atualizado em 10/08/2010 08:50

Banco Central afirma que internet é a principal ferramenta de atendimento bancário no país

Fenae Net

Pesquisa do Banco Central, divulgada no mês de julho, revela que em 2009 a internet se tornou o principal canal de atendimento bancário no Brasil. O estudo aponta que as operações via web, home e Office banking responderam por 30,6% de todas as transações entre clientes e bancos, com um total de 8,36 bilhões de operações.

Como resultado desse desempenho, a internet já desbancou a liderança dos caixas eletrônicos, que até 2008 figuravam entre os principais canais utilizados pelos clientes nas transações bancárias. No ano passado, por exemplo, os caixas automáticos foram responsáveis por 29,8% do movimento com 8,13 bilhões de operações.

A pesquisa do Banco Central demonstra ainda que, entre 2008 e 2009, as transações via internet aumentaram 15,6%, enquanto o movimento nos caixas eletrônicos avançou 2,7%. Entre os demais canais de atendimento, as agências aparecem em terceiro lugar no ranking do BC, com 23,8% do movimento ou 6,5 bilhões de operações. Na sequência, a lista enumera os correspondentes bancários (9,5%), o atendimento telefônico (5,9%), e as operações eletrônicas por telefonia celular e aparelhos do tipo PDA (0,4%).