caixacampanhaBahia400.jpg

16/12/19 19:02 / Atualizado em 17/12/19 09:10

Bahia fará lançamento da #ACaixaÉTodaSua nesta terça-feira, 17

O ato acontece no Edifício Empresarial 2 de Julho, a maior agência da Caixa em Salvador onde trabalham mais de mil empregados

O estado da Bahia recebe nesta terça-feira (17), o lançamento regional da campanha #ACAIXAÉTODASUA. A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e a Associação do Pessoal da Caixa da Bahia (Apcef/BA) se unem aos defensores da Caixa e sindicatos para a mobilização que acontece em Salvador às 12h, no Edifício Empresarial 2 de Julho, na Avenida Paralela, bairro Doron. O ato acontece na maior agência da Caixa, em Salvador, onde trabalham mais de mil empregados.

Com o objetivo de lutar contra a privatização do único banco 100% público do Brasil, o Comitê Nacional em Defesa da Caixa lançou a campanha nacional #ACAIXAÉTODASUA. A iniciativa chama a atenção de empregados da instituição e da população para os prejuízos que a venda de partes da empresa, como seguros, loterias – que já está acontecendo – e cartões, poderá trazer para a sociedade.

O vice-presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, que estará presente no ato, destacou que a regionalização da campanha é fundamental para que todos se envolvam e entendam a importância da Caixa. "A Caixa é lucrativa e todo esse saldo positivo é revertido em benefícios para a sociedade com programas sociais e financiamentos imobiliários. O que o governo está promovendo é um desmonte de uma instituição de 158 anos e essencial para os brasileiros. Então, é fundamental que a gente leve essa campanha para todos os cantos do país", afirmou Takemoto.

O presidente da Apcef/BA, Daniel Azeredo, que também estará presente na mobilização, destacou a contribuição que a Fenae e as Apcefs estão dando para que a campanha chegue em todos os cantos do país. Para ele, o lançamento de Salvador será marcante neste momento de ataque aos trabalhadores. “É de fundamental importância ter o lançamento da #ACAIXAÉTODASUA na Bahia. A gente está vivendo um momento de ataque, tanto o banco quando os empregados. E aqui na Bahia temos 4,5 mil empregados e precisamos mobilizá-los para fortalecer a campanha”, destacou Azeredo.

Um banco público para o desenvolvimento do país

A Caixa é o banco da cidadania, da distribuição de renda e da inclusão social. Com os planos da atual gestão de privatizar as áreas mais lucrativas do banco, todo esse investimento em desenvolvimento pode acabar. Pela primeira vez em 158 anos, a gestão do banco optou por realizar uma sequência de ofertas públicas iniciais de ações (IPOs) de suas subsidiárias a partir do início do ano que vem. A venda da Lotex para empresas estrangeiras também prova que a agenda de desestatização está ativa.

A Caixa faz parte da vida de todos os brasileiros há 158 anos. Sua capilaridade, presente em mais de 3,3 mil agências em todo pais, 214 agências espalhadas pela Bahia, permite que 1,7 milhão de famílias possam receber tranquilas o benefício do Bolsa Família.

Quem sonha com a casa própria também tem na Caixa um grande apoio. Foi graças as partes lucrativas da instituição que milhares de famílias conseguiram financiar, com taxas menores, a compra da casa própria. Desde 2009, a Caixa construiu mais de 162 mil unidades habitacionais por meio do programa Minha Casa Minha Vida na Bahia. Um investimento de R$ 8,3 bilhões na economia local. A Caixa também é responsável por 90% dos financiamentos imobiliários no estado e 48% das operações de crédito.

Outro bom exemplo de setor estratégico são as Loterias, setores estratégicos visados pela privatização da atual gestão da Caixa. Responsável pelo sonho de muitos apostadores, as Loterias também financiam o sonho de estudantes que querem um diploma do ensino superior. Os prêmios que não foram reclamados em 90 dias após a data do sorteio são repassados ao tesouro nacional para aplicação no Fundo do Financiamento Estudantil (Fies). Em 2017, o Fies recebeu cerca de R$ 1,3 bilhões das Loterias. O valor passou para pouco mais de R$ 730 milhões em 2018. Parte do recurso arrecadado com as apostas também é destinado para a saúde, cultura e esporte, beneficiando toda a população.

Serviço: Lançamento da campanha #ACAIXAÉTODASUA na Bahia
Data: terça-feira, dia 17 de dezembro
Horário: 12h (meio-dia)
Local: Edifício Empresarial 2 de Julho. Avenida Paralela, bairro Doron – Salvador/BA