05/12/07 08:14 / Atualizado em 13/12/08 10:55

Ato do Seeb de Campina Grande lança campanha por mais empregados na Caixa

Lançamento foi marcado pela coleta de adesões ao abaixo-assinado entre empregados, clientes e população em geral. Manifesto também foi distribuído

Fenae Net

Em ato na agência central da Caixa Econômica Federal, realizado ontem (dia 4 de dezembro), o Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região, na Paraíba, lançou a campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil”, cuja iniciativa é da Fenae, das Apcefs e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e sindicatos.

O ato foi marcado pela coleta de assinaturas do abaixo-assinado entre empregados, clientes e população em geral. Também foi distribuído, na ocasião, um manifesto explicando o porquê da campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil”. O documento, inclusive, revela que a carência de mão-de-obra implica perda da capacidade de a Caixa potencializar o alcance das políticas públicas, dificultando ainda a inclusão bancária, a ampliação do crédito e a geração de emprego e renda.

Durante o ato, todos os empregados da agência em Campina Grande aderiram à campanha, vestindo as camisetas nas cores azul, branca e laranja. A manifestação chamou a atenção de todos que ali passavam, pois a unidade foi decorada com cartazes, faixas e bolas coloridas.

No manifesto da campanha, cujo modelo está disponível no portal www.fenae.org.br, está dito que a falta de pessoal na Caixa é fator de degradação das condições de saúde e de trabalho dos empregados, impondo extenuante carga de atividades aos bancários, principalmente nas agências, ao “criar ambiente propício à prática de assédio moral para cumprimento de metas e ao retirar dos trabalhadores momentos de lazer e de convivência com a família, levando-os à fadiga física e mental”.

Em um primeiro momento, a campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil” reivindica a elevação do quadro de pessoal ao patamar mínimo de 100 mil empregados concursados, contingente ao qual deverão ser somados os 12 mil estagiários e os 3,5 mil menores-aprendizes hoje existentes.

Abaixo-assinado
As entidades sindicais e associativas têm o compromisso de intensificar as adesões ao abaixo-assinado da campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil”, coletando em todo o país assinaturas não só de empregados, mas também de familiares, amigos, clientes, usuários e população em geral. Esse trabalho deve ser intensificado por toda esta semana, tendo em vista que “a Caixa necessita de mais trabalhadores para restabelecer as condições essenciais ao desempenho de suas atividades”.

Camisetas
Pedidos de camisetas exclusivas da campanha por mais empregados na Caixa devem ser feitos através de loja virtual montada pela Fenae, com acesso pelo hotsite http://loja.fenae.org.br. Concluído o acesso, os passos indicados para a compra devem ser seguidos. São três tipos de cores: azul, branca e laranja. O preço por unidade é R$ 7,00.