APCEF-PB - gatronomia 600x400

24/10/19 16:37 / Atualizado em 25/10/19 16:11

Associados da Apcef/PB recebem dicas da boa mesa em curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos

Iniciativa é da Rede do Conhecimento, plataforma criada pela parceria da Fenae com as Apcefs. Nas aulas, os alunos executam pratos, acompanham demonstrações dos professores e obtêm orientações de como escolher os melhores ingredientes

Os pratos mais difíceis de harmonizar são aqueles com altos níveis de açúcar, amargor, picância e umami (“delicado” em japonês), enquanto os mais fáceis trazem bons níveis de sal e acidez. Na prática, é assim que funciona: um vinho sempre fica melhor quando degustado na companhia de um delicioso prato de comida. Um medalhão de filé mignon, grelhado apenas com sal e pimenta moída na hora, combina muito bem com um Cabernet ou Malbec. Se o tempero for a base de molho cremoso de queijo, pode-se pensar até em um Chardonnay.

Para receber essas dicas e conhecer muitas outras combinações da boa mesa, os associados da Apcef/PB têm a oportunidade de participar de mais uma etapa do curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos, que chega a João Pessoa nesta segunda-feira (28) e fica por lá até o dia 31 (quinta-feira), sempre das 19h às 23h. A iniciativa do curso, de caráter presencial, é da plataforma Rede do Conhecimento (www.fenae.org.br/rededoconhecimento), disponibilizada pela parceria da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) com a Associação do Pessoal da Caixa na Paraíba (Apcef/PB).

As aulas serão ministradas pelo chef e professor Henrique Salsano e vão reunir 30 empregados da Caixa, ávidos por aprenderem conceitos básicos de culinária de padrão qualificado, de modo a combiná-la com bebidas adequadas. A cada aula, um insumo será abordado. Começa-se pelos legumes, passando pela carne vermelha, até a finalização com as aves. O palco de todas essas dicas será a Escola Técnica de Gastronomia da capital paraibana.

Os alunos vão receber um avental da Rede do Conhecimento e uma apostila com o conteúdo das aulas, com duração de quatro horas diárias. As dicas dadas aos empregados da Caixa, associados das Apcefs e seus dependentes originam-se do mundo da enogastronomia, segundo a qual “harmonizar é combinar os sabores dos alimentos com as características dos vinhos, buscando a melhor parceria possível, para que tal sapiência seja uma experiência que inspira e agrade os mais exigentes sentidos”.

“Esses cursos se enquadram em um dos principais objetivos da Rede do Conhecimento, que é estimular gostos pessoais e hobbies nos empregados da Caixa. É uma ótima oportunidade para conhecer esse setor, que envolve diversas atividades e especializações e a cada dia desperta mais o interesse dos trabalhadores e do conjunto da sociedade”, opinou o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

O presidente da Apcef/PB, Carlos Espínola, popularmente conhecido como Carlão, afirmou que a grande procura pelo curso, por parte dos associados à entidade, tem superado todas as expectativas. “Esse fato simboliza a importância e o alcance das formações oferecidas pela Rede do Conhecimento”, declarou.

Segundo Carlão, inovação é a palavra apropriada para definir um evento que conta com o apoio da Fenae e que não poderia acontecer sem a Rede do Conhecimento. “A Paraíba, com tradição no setor da culinária internacional, tem orgulho e satisfação em receber as aulas do curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos, cujas orientações podem ser encaradas como ponto de partida para a combinação de vinhos com comida, sem ficar preso às regras e descobrir o que mais agrada os paladares”, desafiou.