thumbnail_Card-Inspira-TEDS-moreno-600x400.jpg

22/05/20 12:13 / Atualizado em 22/05/20 12:28

Associado da Apcef/DF estimula pensar lado social da sustentabilidade do qual poucos falam

Palestra de Morenno Macedo no Inspira Fenae 2020 pode ser acessada pelos empregados da Caixa na plataforma Rede do Conhecimento. Negócios sociais estão no caminho sustentável

Sobre o nosso comportamento e o planeta, o tema “A sustentabilidade e o nosso compromisso com o futuro” vai além do que se possa imaginar. Diz como vamos entregar a natureza às próximas gerações, da destinação correta do nosso lixo, da falta de recursos naturais, de projetos que envolva o coletivo, de pensar das faltas na mesa do pobre; de carências e prosperidade. Morenno de Macedo, empregado Caixa há 15 anos, esclarece e cita muito outros assuntos na palestra TED Associado, agora disponível para assistir na Rede do Conhecimento da Fenae e das Apcefs.

Em 8 minutinhos da palestra que ele fez como convidado no Inspira Fenae 2020, Morenno estimula um turbilhão de pensamentos sobre o lado social da sustentabilidade, do qual pouca gente fala. Tem assunto demais nesta temática, não é verdade? Conhece o documentário de Al Gore, “Uma Verdade Inconveniente” ? Pois é, o colega da Caixa, que é associado da Associação dos Empregados da Caixa (Apcef-DF), cita o exposto no filme do político e ecologista norte-americano.

De forma simples, Morenno conta na palestra que temos de pensar na reutilização da água, nos rios, nos engajamentos, sobre os transportes e na necessidade de incorporar novos comportamentos individuais e coletivos. Falou da economia e de que está na hora de jogar fora o capitalismo selvagem, do lucro exclusivo. De que os cidadãos, empresas e os governos devem ser éticos: “Se não forem e não se comprometerem com os desafios da sustentabilidade não vai adiantar o nosso esforço individual. Por isso precisamos rever o nosso modelo de produção”, diz.

O palestrante cita Yunus e os negócios sociais criados com a missão explícita de resolver um problema na sociedade e o meio ambiente gerando lucro, ao mesmo tempo. Morenno disse que se conectou com a Yunus por meio da Fenae, que é uma das investidoras do fundo de financiamento de negócios sociais de impacto no Brasil. Uma iniciativa que ele convida aos empregados da Caixa a conhecerem.

“Eu acredito em um mundo em que a Caixa será um vetor de transformação social, além do que já é. Eu tenho certeza que vocês estão envolvidos nesta agenda. Quero inspirar a vocês a pensarem em como promover uma Caixa mais sustentável e ainda mais benéfica para o país”. Para se alcançar um mundo melhor, a possibilidade vem do compromisso que depende da adesão de todos.

Rede que inspira

Acesse a Rede, assista a palestra de Morenno Macedo e explore o canal de educação da Fenae e das 27 Apcefs, com os cerca de 110 cursos EAD em vídeo aulas, além de ferramentas com minicursos nos Podcasts, nas Pílulas de Conhecimento e Infográficos. A plataforma da Fenae também promove o Inspira Fenae, que é um evento presencial que reúne renomados palestrantes. Dê uma pausa, se inspire em sustentabilidade para um futuro melhor. www.fenae.org.b/rededoconhecimento