14/08/2012 07:22 / Atualizado em 14/08/2012 07:20

Apcefs do Acre, Amazonas e Tocantins estão prontas para a 10ª edição dos Jogos da Fenae

Para as três associações da região Norte, será um momento de competir, mas também de confraternizar e celebrar a importância do esporte. Divulgação sobre preparação dos atletas das 27 Apcefs do país será encerrada nesta terça-feira

Fenae Net

Durante 13 dias, a Fenae publicou em seu portal (www.fenae.org.br), boletins e nas redes sociais, uma série de matérias que teve por objetivo divulgar como as Apcefs se preparam para os Jogos da Fenae 2012 e as expectativas delas em relação à conquista de medalhas. Todo o esforço feito por atletas, que superaram distância, problemas físicos e agenda de trabalho, dirigentes e técnicos, será coroado com a participação no evento que reunirá empregados da Caixa de todo o país, durante sete dias em Vitória (ES).

Será um momento de competir, mas também de confraternizar e celebrar a importância do esporte. Encerramos nesta terça-feira, dia 14 de agosto, a divulgação iniciada em 27 de julho, com três Apcefs da região Norte: Amazonas, Acre e Tocantins.

Campeã dos Jogos Regionais Norte 2011, a Apcef/AM levará 80 atletas para participar de 20 modalidades. De olho nas medalhas, eles começaram a treinar desde maio nos espaços da associação, como a quadra poliesportiva, campo soçaite, quadras de vôlei de praia e piscina semiolímpica.

Para preparação da equipe de atletismo, a Apcef/AM firmou parceria com a Federação Amazonense de Atletismo, e os atletas estão treinando na Vila Olímpica de Manaus.
“Fornecemos material esportivo para os treinos e remuneração dos técnicos e preparadores físicos de cada modalidade”, relata o diretor-financeiro da entidade, Paulo Roberto da Costa.

Nos Jogos de 2010, a Apcef/AM conquistou duas medalhas de bronze. “Nossa perspectiva é de fazer a melhor participação de todos os jogos”, avalia Paulo Roberto.
As modalidades com chances de medalhas são atletismo masculino – 100m rasos, 4x100 revezamento masculino e salto em distância masculino e feminino, além da natação máster masculino.

Acre
A delegação da Apcef/AC será formada por 44 atletas que disputarão oito modalidades. Na ultima edição dos Jogos da Fenae, conquistou uma medalha de bronze. “Sempre demos condições para nossos atletas na preparação para os jogos, alugando espaços para treinos e contratando técnicos”, ressalta a vice-presidente, Vanda da Cruz Cavalcante.
Segundo ela, a delegação está otimista em relação aos resultados nos Jogos da Fenae de Vitória. “Estamos nos preparando para conquistar medalhas”. A associação acreana está confiante no desempenho das equipes do atletismo, vôlei feminino e futebol society livre.

Tocantins

Superação tem sido a palavra de ordem na Apcef/TO. Para treinar, alguns atletas, que moram em municípios distante 60 km de Palmas, treinam na capital do estado após longa jornada de trabalho nas agências. “A Apcef/TO tem procurado dar o máximo de apoio dentro de suas limitações orçamentárias”, explica o vice-presidente, Krumaré Zacariotti.

A delegação tocantinense será formada por 60 atletas. A associação só não terá representantes nas modalidades de basquete e tênis de quadra. Em 2010, a Apcef/TO conquistou três medalhas, sendo uma de ouro e duas de bronze.

“Nosso objetivo prioritário é massificar a prática esportiva sem visar muito o resultado. Vamos lutar com todas as nossas forças para melhorar o nosso posicionamento no ranking, pois como temos poucos associados o nosso diferencial tem que ser a garra e o comprometimento de cada atleta”, ressalta Krumaré.