exercicioCasa.jpg

01/04/20 18:35 / Atualizado em 01/04/20 18:38

Apcefs dão orientações para associados se exercitarem na quarentena

Além das dicas sobre atividades físicas, informações sobre apoio psicológico e prevenção estão disponíveis nas mídias sociais das entidades

O isolamento social, necessário para combater a pandemia do coronavírus, tem alterado a vida de milhões de pessoas. Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as Apcefs (Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal) suspenderam as suas atividades presenciais e estão realizando atendimento on-line.  As mídias sociais têm sido usadas pelas associações para ajudar os associados a enfrentarem o momento de afastamento da programação de lazer, cultural e da prática esportiva.  São orientações sobre atividades físicas, prevenção e apoio psicológico para encarar a quarentena.

Um exemplo dessa atuação é a Associação do Paraná, que fez um apelo para ninguém ficar parado e disponibilizou dicas para as pessoas treinarem em casa, com orientação da equipe da academia da entidade. O primeiro treino já está disponível no canal da Apcef/PR no Youtube. Confira lá www.youtube.com/apcefpr.

A associação também divulgou entrevista com uma psicóloga (http://www.apcefpr.com.br/portal/apcef-pr-portal/noticias/o-momento-e-de-valorizacao-do-simples-e-da-empatia-afirma-psicologa.htm?fbclid=IwAR2nd1n0kuIteLpCveLeQzR8M4fhHrm2ljimVTZWt8Hrpb4DAKrOR86y-EY) sobre a pressão psicológica causada pela pandemia, por conta do risco de contaminação e os desdobramentos econômicos e sociais.

Sergipe

Movimentar o corpo também é a proposta do “#quarentreino” da Apcef/SE. Para os associados saírem do chão e ficar em forma durante a quarentena, a ação consiste em realização de lives de exercícios de zumba, ginástica localizada e outras atividades. E teve treino também para a criançada se divertir com a Tia Kari. Veja o vídeo: https://www.facebook.com/apcefsergipe/videos/500317464209640.

Além dos cuidados com o corpo, a associação sergipana tem realizado uma série de postagens no Facebook (https://www.facebook.com/apcefsergipe) com orientações sobre como proteger sua saúde mental em tempos de Coronavírus.

Piauí

Quer se movimentar em casa?  Para os associados da Apcef/PI basta acessar a página da entidade no Facebook  ( https://www.facebook.com/ApcefPiaui/videos/232110997982004) que encontrará vídeo com alguns exercícios fáceis e possíveis de fazer em casa.

Solidariedade

O isolamento social também tem demandado das pessoas solidariedade com a camada mais carente da população, que precisa de alimentos e produtos de higienização. As associações dos Espírito Santo e Santa Catarina estão apoiando campanhas da ONG Moradia e Cidadania dos respectivos estados para ajudar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, por conta do avanço da pandemia da Covid 19.

Quer contribuir também? As informações estão disponíveis nos sites da Apcef Espírito Santo e Santa Catarina (https://apcefes.org.br/portal/apcef-es-portal/ e https://www.apcefsc.com.br/

Já a Apcef/RJ está alertando seus associados sobre a necessidade de doar sangue. A entidade pede aos empregados da Caixa que façam doações ao Hemorio (Hocentro do Rio de Janeiro). Mais detalhes estão em: https://www.facebook.com/apcefrj.