Notícias

SC400-100.jpg

05/02/2021 10:50 / Atualizado em 29/04/2021 09:36

minuto(s) de leitura.

Apcefs da região Sul destacam a importância da parceria com a Fenae na defesa dos empregados e da Caixa 100% pública

Nos 50 anos da Fenae, a união das Apcefs e da Fenae foi fundamental para o fortalecimento do movimento associativo e na conquista dos direitos dos empregados Caixa

O apoio às 27 Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcefs) é parte fundamental da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) na defesa dos direitos e na promoção do bem-estar do pessoal da Caixa. Ao longo desses 50 anos, a parceria entre a Federação e as Associações foi fundamental para o fortalecimento do movimento associativo.

A Fenae nasceu no sul do país. Foi durante o 6º Congresso Nacional das Associações de Pessoal, em Curitiba (PR) que surgiu a vontade de criar uma federação para dar maior integração e unidade ao movimento associativo dos empregados da Caixa. Durante os anos, essa parceria se fortaleceu e novas lutas começaram. Temas como Funcef, Saúde Caixa e mais recentemente as metas desumanas, são um exemplo da mobilização da Fenae para proteger os direitos dos empregados.

Para o presidente da Apcef/SC, Marco Antonio Zanardi,  a posição geográfica da Fenae é estratégica na atuação da defesa da Caixa e dos empregados. "Estar em Brasília, próxima da Caixa e da Funcef, é muito importante, pois é onde ocorrem as principais demandas dos associados. Outro fator relevante é o apoio nas ações judiciais, ações de nível nacional", reforçou.

Já o vice-presidente da Apcef/PR, Jesse Krieger, ressalta que ter a Fenae como parceira na defesa dos empregados e da Caixa 100% pública é de suma importância. "Além da manutenção dos direitos, a Fenae busca atender os anseios dos colegas da ativa e aposentados. Especialmente neste momento em que vivemos, em que a Caixa está sendo atacada, o papel da Fenae e das Apcefs é fundamental para que possamos manter a Caixa e os direitos conquistados preservados", destacou.

A estrutura de apoio da Fenae e parceria com as Apcefs vai além das mobilizações. Como destacou o presidente da Apcef/RS, Marcello Carrión. “A estrutura da Fenae é fundamental para nossa luta. Mas a Fenae também é fundamental na promoção da cultura e do esporte. É através da cultura que a gente consegue ter um outro olhar sobre a conjuntura política. A Fenae consegue fazer os maiores jogos de empregados de uma empresa”, afirmou.

Carrión defendeu que essas ações estão inteiramente ligadas nossa luta. “É uma visão completa da defesa dos empregados e da Caixa e tudo vira valores e pensamentos para avançarmos para uma sociedade melhor. A Fenae tem esse poder de oferecer uma amplitude a nossa luta, para além das mobilizações”, afirmou.

Os ataques aos direitos dos empregados e a Caixa 100% pública tem aumentado nos últimos anos. Em 2021, o governo sinalizou a abertura de capital da Caixa Seguridade e do banco digital, subsidiária que ainda não foi autorizada, mas já está na lista para ser vendida. “Essa parceria com as Apcefs é fundamental. Mas nesse momento, precisamos da união de todos, Apcefs, todas as entidades que representam os trabalhadores da Caixa, para enfrentar a atual direção da Caixa que quer promover o desmonte e entregar a Caixa ao capital especulativo, para o capital que não gera lucro social para o povo brasileiro”, afirmou o diretor de Administração e Finanças da Fenae, Clotário Cardoso.

Atuação para o bem-estar dos empregados da Caixa

A Fenae também está presente intensamente nas Apcefs, ampliando a estrutura das entidades de todo o país para que elas possam atender melhor e oferecer mais conforto aos associados. Os investimentos viabilizaram a construção e reforma de ginásios de esporte, piscinas, campos de futebol e diversas outras estruturas. Além das estruturas, a Fenae apoia as atividades culturais, esportivas e de lazer.

Diretora da Região Sul, Naiara Machado, destacou o trabalho feito pela Fenae ao longo dos 50 anos para fazer a integração e o fortalecimento do movimento associativo. “A Fenae vem crescendo junto com as Apcefs. Temos Apcefs que são muito ativas e cada uma delas tem sua forma de atuação e a Fenae faz essa congregação. Isso é importante para ter um norte com relação as atividades, além de fazer esses intercâmbios entre cada uma. E ao mesmo tempo que cada Apcef tem as suas mobilizações e uma atuação, todas elas juntam forças para que a Fenae tenha essa relevância”, afirmou.

Na Apcef/SC, o Programa de assistência às Apcefs, também permitiu a construção de uma obra há muito tempo desejada pelos associados. "Em 2017, conseguimos a nossa arena coberta com a parceria da Fenae. Esse foi um exemplo claro da presença da Fenae nesse sentido de suporte às Apcefs", disse o presidente da Apcef/SC, Marco Antonio Zanardi.

Ainda segundo Zanardi, durante a pandemia a parceria da Fenae foi ainda mais essencial. Com suas principais atividades suspensas para evitar o contágio da covid-19, foi por meio da Fenae que muitos encontros com os associados aconteceram. "A festa dos aposentados foi algo incrível. Nós não pudemos realizar os encontros que estávamos acostumados a fazer e foi então que a Fenae surgiu com o belo evento com o Zeca Baleiro e premiações para os associados. A Fenae oferece o apoio para manter essa proximidade com os associados nessa época difícil que estamos, em que tudo precisa ser online. Cursos da Rede do Conhecimento que foi aberto para todos. E estamos acostumados com essa nova realidade e a Fenae auxilia nisso", avaliou.

O vice-presidente da Apcef/PR, Jesse Krieger, lembrou do suporte que a Fenae prestou em algumas obras para a Associação como também para as demais coirmãs. "Aqui na Apcef/PR estamos executando a cobertura do campo de grama sintética que conta com a participação da Fenae. A Fenae tem uma contribuição imprescindível para o crescimento do quadro associativo das filiadas pois, a Federação congrega, através das filiadas, todos os empregados da Caixa da ativa e aposentados", afirmou. Segundo Kriger, por meio dos programas como Talentos Fenae, Jogos da Fenae, Movimento Solidário e diversos outros, a Federação consegue atrair mais empregados para se associarem.

Na avaliação do presidente do Apcef/RS, Marcelo Carrión, se reinventou nessa pandemia e como consequência, fortaleceu as Associações. “A Fenae conseguiu fazer Talentos à distância. Não foi possível fazer os Jogos, mas tivemos o Arena Fenae. Isso foi genial! A plataforma de associação foi algo muito importante também para nós da Apcef. Temos no nosso calendário do dia do aposentado com uma grande festa com o total apoio da Fenae. A Fene é fundamental para todos os associados”, apontou.

APCEF/SC

apcef_floripa_400.jpg
Sede balneária na praia de Jurerê, em Florianópolis e o local conta com apartamentos para hospedagem. A Apcef/SC conta ainda com camping equipado com churrasqueiras, cozinha completa, vestiários, banheiros e pontos de energia elétrica e internet. A sede dispõe dos serviços de lavanderia e restaurante e lanchonete. Na estrutura da sede tem ainda: ginásio coberto, campo de futebol, quadras esportivas, parquinho, piscina semiolímpica, piscinas infantis, sauna, salão de jogos, sala de jogos eletrônicos, cozinha gourmet, centro de eventos, salão nobre, biblioteca e churrasqueiras. Em seu calendário fixo de eventos a Apcef/SC realiza: Reveillon Jurerê, Dias dos Aposentados, Carnaval, Aniversário Apcef, Arraiá Apcef, Feijoada, Festival da Primavera, Baile do Chopp, Dia das Crianças, Baile Vintage e Festa de Abertura da Temporada. 

APCEF/PR

Sde Caioba 2.jpgA entidade oferece ampla programação esportiva e social e estrutura exemplar no Paraná. Ao todo, a Apcef/PR mantém 20 sedes ativas e confortáveis. Em Curitiba, onde se localizam o Centro Administrativo e espaços para diversos objetivos e ocasiões, como academia, piscina, ginásios, campos de futebol, quadras de tênis e de areia, Espaço Kids, restaurante e churrasqueiras. Tudo em meio à imensa e bela área verde. Para quem prefere praia ou o rio, há as sedes litorânea de Caiobá e de Porto Rico. Os apartamentos são bem equipados e a estrutura é ideal para relaxar e se descontrair. As regionais, como Londrina, Maringá e outras em todo estado, também são opções para conhecer novos e agradáveis lugares. Na associação, ocorrem atividades o ano inteiro. Caminhadas, ciclismo, corridas, torneios de futebol, tênis, carteado, dança, eventos comemorativos, teatro e muito mais fazem parte da programação. Com o Clube de Vantagens, sócios da ativa e aposentados da Caixa somam pontos, pagando a mensalidade e utilizando serviços da associação. Quanto maior a pontuação, maior a chance de trocar por reservas e outros benefícios.

APCEF/RS

rio_grande_do_sul_400.jpgA Colônia da Apcef em Porto Alegre possui 6 apartamentos para até 6 pessoas e 2 apartamentos para até 3 pessoas. Cada apartamento possui televisor. A Colônia possui também sala de TV, sala de jogos e sala de inclusão digital. A Associação tem sede em Bagé,  Cachoeira do Sul (salão de férias e campo de futebol), Erechim (campo de Futebol sete, quadra de Vôlei de areia, salão de festas e cozinha com churrasqueira), Farroupilha (salão de férias com 288 m² com toda estrutura de bar e cozinha, campo de futebol sete, quiosque com churrasqueira, parque infantil, quadra de tênis, quadra de vôlei de areia, espaços com mesas e churrasqueiras, área para camping e trilha para caminhadas ecológicas), Frederico Westphalen, Ijuí (salão de festas), Itaara (campo de futebol soçaite, quadra Poliesportiva, churrasqueiras e lago com 20 mil m²), Palmeira das Missões, Passo fundo (piscina, campo de futebol sete, áreas com churrasqueiras, salão de festas, sala de jogos e  quadra de vôlei), Santa Rosa (salão de festas, sala de jogos, cozinha e churrasqueiras), Santo Ângelo (salão de festas, sala de jogos, cozinha e churrasqueiras) e São Leopoldo (campo de futebol, parque infantil, quiosque com churrasqueira e salão de festas com churrasqueira).  Há centenas de convênios que oferecem vantagens no comércio e na saúde. Ao todo, são 14 regionais em todo estado.

 

Acesse as redes da Fenae:

Acesse e conheça as vantagens de ser um associado

selecione o melhor resultado