02/07/13 07:27 / Atualizado em 02/07/13 07:27

Apcef/SP denuncia que Caixa descumpre acordo coletivo ao pressionar de forma abusiva avaliadores de penhor

Programa é chamado de "Penhor 100%" e, segundo a associação paulista, a publicação dos resultados de cada unidade fere a cláusula 35ª, que trata do monitoramento. Bancos não podem expor, publicamente, o ranking individual de seus empregados

Fenae Net

Assédio moral e descumprimento do acordo coletivo. A Apcef/SP denuncia em seu site (www.apcefsp.org.br) que essas são as principais características de uma campanha lançada pela Caixa no mês de junho cujo objetivo é utilizar a oportunidade disponível no CRM para contratar 100% da garantia dos clientes tradicionais.

A associação paulista informa que o programa chamado de “Penhor 100%” premiará os cinco avaliadores com melhor performance na oportunidade do CRM. Eles serão reconhecidos em um “maravilhoso” almoço com o vice-presidente de Varejo da Caixa.

O presidente da Apcef/SP, Sérgio Takemoto, lembra que a maioria das agências da Caixa possui um único avaliador de penhor, acrescentando: “A publicação dos resultados de cada unidade fere a cláusula 35ª do acordo coletivo da categoria bancária, que trata do monitoramento de resultados. Neste item, especifica-se que os bancos não exporão, publicamente, o ranking individual de seus empregados”.

Além disso, de acordo com a denúncia da associação paulista, propor uma meta desse porte em um período tão pequeno – pouco mais de 10 dias – pode resultar em uma pressão abusiva dos gestores das unidades.

Diz ainda a Apcef/SP: “Como se não bastassem todos os problemas enfrentados pelos avaliadores de penhor em relação às condições insalubres da função – não fornecimento de EPIs adequados, manipulação de agentes químicos em ambientes pouco adequados, descarte impróprio destes produtos, entre outras coisas –, agora, a Matriz da Caixa resolveu impor metas absurdas e utilizar métodos pouco adequados para cumprimento das propostas”.

Por conta disso, a APCEF/SP enviou ofício para a presidência e para as vice-presidências da Caixa exigindo a imediata revogação do programa “Penhor 100%”.