19/05/14 08:04 / Atualizado em 20/05/14 09:03

Apcef/RS lança em Paris o livro “Histórias do Vinho / Histoires du Vin”

Publicação reúne 90 contos escritos por alunos da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche, promovida pela Apcef/RS. Livro poderá ser adquirido no site da associação gaúcha

Fenae Net

Nesta terça-feira (20), por iniciativa da Apcef/RS, os 30 autores da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche lançarão o livro “Histórias do Vinho / Histoires du Vin” na Aliança Francesa, em Paris. A obra apresenta 90 contos, selecionados entre algumas centenas que os alunos e alunas escreveram durante mais de um ano. Os temas fundamentais são: o vinho como bebida histórica e mitológica; o vinho na França e o vinho no sul do Brasil. A sessão de autógrafos, das 15h às 17h, será no endereço 101, Boulevard Raspail - 75270 Paris cedex 06.

“Cada escritor e cada escritora misturaram suas histórias pessoais com o imaginário e o real. Os contos foram produzidos como os melhores vinhos: escolha do tema, dos personagens, pesquisas na mitologia, nas lendas, na literatura, na história do vinho na França e no Rio Grande do Sul”, ressalta o escritor Alcy Cheuiche.

A Oficina de Criação Literária contou com palestras, viagens, visitas a vinícolas da Serra Gaúcha e à Festa da Uva de Caxias do Sul como roteiros para aprimorar o conhecimento, despertando inspiração dos participantes. Foi promovida pela Apcef/RS, com o apoio da Aliança Francesa, Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e Associação Gaúcha de Economiários Aposentados (AGEA). O patrocínio é da Mayros Corretora de Seguros.

Os autores do livro “Histórias do Vinho / Histoires du Vin” são: Ana Helena Diniz Soares Rilho, Ariane Severo, Arno Werlang, Berenice Longo, Célia Zingler, Charlie Eduardo Schwantes, Circe Palma, Claudia Naziaseno, Cláudia Ramos, Everton Araújo Pires, Floriano Isolan, Hilton Machado da Silva, Isabel Fava Eich, James Dominot, José Ricardo Eich, Jussara Schivitz, Karin Fonseca Kestering, Léia Neves, Luciano Lutz, Luiz Paulo Machado, Maria de Jesus Monteiro, Neiva Santos Silva, Paulo Cesar Ketzer, Ramon Franco, Ricardo Hubba, Sandra Milani, Sônia Rösler, Tina Griebeler, Valmor Braga Simonetti e Vilma Norma Loner.

O livro poderá ser adquirido no site da Apcef/RS, por encomenda com a Editora AGE. Posteriormente, será também disponibilizado nas grandes livrarias como Cultura, Saraiva e Cameron.