curso_harmonizacaoPB_400.jpeg

29/10/19 17:10 / Atualizado em 29/10/19 17:57

Apcef/PB inicia curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos

O curso é promovido pela Rede do Conhecimento. As aulas serão ministradas pelo chef e professor Henrique Salsano e vão reunir 30 empregados da Caixa

Creme de cenoura, ratatouille e morango em calda, esses foram os pratos ensinados em João Pessoa (PB) na primeira noite do Curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos promovido pela Rede de Conhecimento, plataforma criada da parceria entre Fenae e Apcefs. No curso, que vai até a próxima quinta-feira, 31, os cerca de trinta participantes - associados da Apcef/PB - terão ainda a oportunidade de fazer preparos com carne, ave e peixe, além de aprender qual o vinho mais oportuno para cada prato. O responsável por ministrar o curso é o professor e chef Henrique Salsano, que tem 10 anos de experiência na profissão.

O Curso de Gastronomia e Harmonização de Vinhos já passou por vários estados e assim que a Apcef/PB anunciou a realização, Marcelo Júnior correu para aproveitar. O funcionário da caixa desde 2008 contou que costuma cozinhar em casa nos finais de semana e que a oportunidade caiu como uma luva. “Eu já aprendi muita coisa e olhe que é só a primeira noite!”.

Funcionária caixa há sete anos, Paula Meira, fez questão de levar o marido. A ideia é que Ricardo também aprenda e capriche na cozinha. Aluna aplicada, ela disse que o casal é apreciador do bom vinho e que as dicas em relação à bebida foram essenciais. “Eu não conhecia essa prática da harmonização por similaridade que diz que os vinhos mais fortes devem ser consumidos com alimentos de sabor mais forte”, confessa. E é verdade, o chef Henrique Salsano explicou ainda que os vinhos menos potentes devem ser servidos igualmente com alimentos menos potentes.

O diretor de Conselho da Apcef/PB, Roncário Peixoto - que também está aproveitando a oportunidade para fazer o curso - falou sobre a alegria em receber esse importante evento da Rede do Conhecimento e reforçou a expectativa por parte dos associados. “Estão todos muito empolgados, querendo aprender. Trata-se de um curso importante e bastante interessante que é muito bem realizado”.

Além de entrada, prato principal, sobremesa e harmonização de vinhos, os participantes recebem dicas e truques imprescindíveis para quem ama uma boa refeição. A faca correta para cada corte, o aproveitamento dos alimentos para evitar o desperdício e até técnicas de limpeza de organização são passados durante o curso.

Jobson Gustavo saiu cedo de casa e explicou que por isso precisou aprender a “se virar na cozinha”. Trabalhando na caixa há 14 anos, ele está tendo a oportunidade de aprender mais das técnicas gastronômicas, essenciais para obter melhores resultados na cozinha. “Eu sempre fiz o básico, então essa é a oportunidade de aprender o algo a mais, aquilo que vai fazer a diferença na hora do preparo”. A esposa, Soraya Nascimento, também estava atenta a cada detalhe do curso, informações preciosas que serão aplicadas também no dia a dia.

Não demorou para o aroma dos alimentos tomar conta do laboratório de gastronomia do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No final da primeira aula, os alunos puderam provar os pratos acompanhados de um delicioso vinho branco em uma noite cheia de alegria, descobertas e sabores.