18/02/2010 08:17 / Atualizado em 18/02/2010 08:23

Apcef e Seeb de São Paulo entregam documento de reivindicações para Maria Fernanda Ramos Coelho

Entidades representativas dos empregados cobram soluções para temas como condições de trabalho, novo PCC, isonomia e mais contratações

Fenae Net

No último dia 12 de fevereiro, a presidenta da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, esteve em São Paulo (SP) para anunciar o lucro líquido da empresa em 2009, que foi de R$ 3 bilhões. Na ocasião, a Apcef/SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região entregaram-lhe uma carta de reivindicações, na qual as entidades representativas dos empregados cobram da direção da empresa soluções para assuntos como condições de trabalho, contratação de mais trabalhadores, Plano de Cargos Comissionados (PCC), distribuição dos lucros e resultados, Saúde Caixa e isonomia, entre outros temas.

No documento entregue a Maria Fernanda Coelho, a Apcef e o Seeb paulistas ressaltam a necessidade de que seja aprofundado o diálogo entre a direção da empresa e os representantes dos empregados. Em um de seus trechos, a carta afirma que, “para que a Caixa continue a ser referência dos brasileiros na execução de políticas públicas e consolide sua atuação no mercado financeiro, é preciso não continuar a descuidar de seu principal capital, o humano”. E acrescenta:

“Sob pena de fragilizar um patrimônio que é público, urge cuidar das condições de trabalho, o que atualmente representa desde cuidados mínimos de manutenção dos ambientes de trabalho e zelar na execução de contratos com prestadores até retomada de uma agenda de negociação responsável, transparente e profícua sobre temas como a não redução salarial, novo PCC, saúde, Saúde Caixa, isonomia e contratações, bem como buscar soluções negociadas para a valorização dos empregados, que também considere, no caso típico da Caixa, os resultados sociais alcançados na distribuição da PLR”.