17/07/13 07:16 / Atualizado em 17/07/13 07:34

Apcef/BA lança campanha “A Bahia 100% na Funcef”. Meta é o direito do empregado da Caixa a uma aposentadoria decente

Objetivo é levar a que todos os empregados da Caixa na Bahia estejam amparados no presente e garantam o futuro na aposentadoria

Fenae Net

Preocupada com a constatação de que vários empregados da Caixa estão desamparados por estarem fora da Funcef, a Apcef/BA lançou a campanha “A Bahia 100% na Funcef”. A ideia é que todos os empregados da Bahia estejam amparados no presente e garantam o futuro na aposentadoria.

Aos novos empregados, por exemplo, são apresentados os benefícios que eles têm de serem participantes do terceiro maior fundo de pensão do país. É o momento em que é explicado que a Caixa contribui com o mesmo valor do empregado, o que representa um ganho imediato de 100%, rentabilidade impossível de se conquistar com qualquer aplicação financeira. Outra informação passada diz respeito à possibilidade de se levar os valores acumulados para outro plano de aposentadoria via portabilidade, caso o empregado saia da Caixa e ingresse em outro emprego público.

A campanha da Apcef/BA visa mostrar aos trabalhadores que continuam fora da Funcef, não apenas as vantagens financeiras, mas o amparo que ele ou sua família terá no caso de invalidez ou morte prematura. É dado ainda o alerta de que um dia a velhice chegará e que apenas o valor do benefício do INSS não será suficiente para garantir um futuro tranquilo. O valor máximo pago pelo INSS é de R$ 4.157,05.

O presidente da Apcef/BA, Moacir Carneiro, entrou em contato com entidades que lutam pela defesa dos empregados, para que todos se engajem nessa campanha. Ele acredita ser preciso que todos se mobilizem para garantir que na Bahia 100% dos empregados da Caixa estejam protegidos pela Funcef. Para Moacir, "é papel da Apcef/BA e das demais entidades representativas defender os empregados da Caixa, pois “não queremos que os colegas da Bahia vivam dramas como o que aconteceu em outros estados”.

Como parte da campanha por ela organizada, a Apcef/BA solicitou dados à Fundação para identificar os empregados que ainda não aderiram a algum plano de aposentadoria e iniciar as ações necessárias ao resgate desses colegas. Dentre as ações, a associação baiana realizará um seminário com esses colegas para esclarecer todas as dúvidas e mostrar as vantagens de ser participante da Funcef. A Apcef/BA solicitou, ainda, que a Funcef disponibilizasse técnicos e até diretores da Fundação para participarem do seminário.