AP600x400 30.01.jpg

30/01/2021 09:01 / Atualizado em 28/01/2021 20:46

Apcef/AP comemora 29 anos neste sábado em clima de maturidade, força e dinamismo

Passagem da data será lembrada simbolicamente, segundo Eduardo Brito Coelho, presidente da entidade. Devido à pandemia, o clube em Macapá continua fechado. O foco é integrar o pessoal da Caixa com atividades culturais, esportivas e de lazer

Com a maturidade, força e dinamismo dos que atuam para integrar os empregados da Caixa Econômica Federal com a promoção de atividades culturais, esportivas e de lazer, sempre em defesa do banco 100% público e dos direitos dos trabalhadores, a Associação do Pessoal da Caixa no Amapá (Apcef/AP) comemora 29 anos neste sábado, dia 30 de janeiro. São duas décadas e nove anos de incentivo ao bem-estar dos seus associados. A comemoração em 2021 chega em nova realidade, devido à pandemia do novo coronavírus.

Neste momento, mais do que nunca, a Apcef/AP busca na força do associativismo o direcionamento de suas ações junto aos empregados da Caixa no estado do Amapá. O apoio, a orientação e o fortalecimento do movimento associativo entre o pessoal que atua nas agências e outros locais de trabalho, em prol da luta contra a retirada de direitos dos trabalhadores e em defesa da Caixa pública e social, se ampliam ainda mais.

Construída ao longo dos anos, a estrutura do prédio administrativo é um dos principais legados. Os focos, agora, direcionam-se para a área macro do clube, na perspectiva de cuidar ainda mais dos espaços de lazer e de entretenimento.

A atual gestão da Apcef/AP conta com Eduardo Brito Coelho na presidência da entidade. “O aniversário é uma data simbólica. A associação começou de forma simplória, com uma estrutura muito básica mesmo. Hoje, depois de passar por uma grande evolução em 29 anos, um dos desafios é integrar os diversos ambientes: piscina, espaços esportivos, lugares de brincadeira das crianças e a estrutura de cozinha”, recorda o presidente da entidade. Ele faz um convite aos colegas empregados da Caixa no Amapá: fazer um post em sua rede social, no seu local de trabalho, para celebrar a data do aniversário, marcando em seguida a associação.

A diretoria eleita para mandato de 2020 a 2022 vem inovando ao colocar em prática novas propostas como o Portal Transparência, ferramenta que disponibiliza mensalmente a prestação de contas para que o associado tenha acesso. Registre-se ainda o início da elaboração de um Plano Diretor Participativo para os próximos 20 anos, na busca para pensar a nova estrutura de funcionamento da Apcef/AP, com base no conceito de atividades integradas.

A data de fundação está registrada em 30 de janeiro de 1992, por iniciativa de um grupo de empregados da Caixa em Macapá, capital do Amapá. Os primeiros passos foram dados com a aquisição de um terreno para a construção da sede social, inicialmente uma pequena maloca de 25 metros quadrados, que servia de ponto de encontro dos associados. Depois veio o campo de futebol, construído em regime de mutirão, e hoje considerado um dos melhores e mais equipado do estado. Em seguida, com o apoio da Fenae, foram viabilizadas as construções da piscina infantil, a quadra de tênis, a casa para o caseiro, a quadra poliesportiva, o salão de jogos, os apartamentos, a iluminação total do clube, o escritório, a nova portaria, o toboágua e o parque aquático infantil. Uma das maiores conquistas foi o sistema top de abastecimento de água do clube, instalado com o aporte financeiro da Fenae.

Desde sua fundação, a Apcef/AP vem desenvolvendo atividades em defesa dos direitos, do bem-estar e do lazer dos empregados da Caixa no Amapá. No campo sindical, por exemplo, tem dado o apoio necessário ao sindicato dos bancários nas mobilizações das campanhas salariais. Outro destaque é a parceria com a Associação de Gestores da Caixa do Estado do Amapá (Agecef/AP), sobretudo em relação ao papel imprescindível da Caixa para o Brasil e dos empregados como essenciais ao banco e à sociedade.

A associação amapaense localiza-se no bairro Universidade, em Macapá, atrás do Shopping Amapá Garden, na Rodovia JK, nº 1096. Mas, por causa da pandemia, o clube continua completamente fechado. Atualmente, a Apcef/AP conta com cerca de 200 associados entre efetivos e contribuintes. Possui também um grupo de associados não efetivos, que, junto com outros sócios, registra uma participação muito relevante nas atividades programadas pela entidade.