Domingo X- Rosa 400 23.10.jpg

24/10/20 15:00 / Atualizado em 23/10/20 19:35

Amanhã (25) é dia de integrar empregados da Caixa pela Corrida Virtual X-Rosa 10K

Atividade é alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul e mira o combate aos cânceres de mama e de próstata. Evento é visto como fundamental para a promoção do bem-estar do pessoal da Caixa, como parte da missão da Fenae e das Apcefs

Bem-estar, exercícios físicos, qualidade de vida. Essa é a proposta do evento esportivo Corrida Virtual X-Rosa 10K que a Fenae e as 27 Apcefs promovem ao longo deste domingo (25), com participação de empregados da Caixa Econômica Federal vinculados às Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) e seus dependentes devidamente cadastrados. Estão inscritos “atletas” de ambos os sexos e de qualquer idade acima de 18 anos. No âmbito do movimento associativo dos trabalhadores do banco 100% público, a atividade é alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azule e mira o combate a duas variantes de câncer: o de mama e o de próstata.

Nas ruas e nas redes, mesmo que de maneira virtual e sem cunho competitivo, a corrida/caminhada terá abrangência nacional, em local a critério do participante para o cumprimento das distâncias. O desafio é percorrer até 10 quilômetros, no mínimo, buscando adequar performance com condicionamento e preparo físicos. A modalidade prevista é de corrida livre na rua, pista, cross country, trail run, esteira ou de qualquer outro tipo.  A corrida ou caminhada poderá ser feita numa quadra, rua, parque ou onde o participante achar melhor. A atividade de cada participante será monitorada pela organização do evento e pelo aplicativo Strava .

Um dos propósitos é incentivar a prática de atividade física, que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), evita em até 30% a incidência de câncer. Isto é visto como fundamental para a promoção do bem-estar do pessoal da Caixa, como parte da missão da Fenae e das Apcefs. Funciona ainda como uma forma de conscientizar os empregados do banco sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de próstata. “O caráter pedagógico deve ser sempre um dos focos. Nada melhor do que utilizar as ferramentas do esporte para conseguir conscientizar as pessoas”, afirma Carlos Alberto Lima (Caco), diretor de Esportes da Fenae.

O regulamento prevê que cada participante disponha de até seis horas para completar o percurso de 10Km, entre a zero hora e a meia-noite do dia 25 de outubro. Nesse dia, em particular, existe a obrigação de que a corrida/caminhada seja identificada no título como Corrida Virtual X-Rosa 10K e a distância de 10 quilômetros. Embora a atividade precise ser salva na modalidade “Corrida”, a fim de comprovação da distância proposta no aplicativo Strava, o “atleta” poderá executá-la também por caminhada. O kit atleta para uso na corrida/caminhada consiste em camiseta, medalha finisher e número de peito com logo do evento.

O percurso e a performance serão registrados pelo Strava e acompanhados pela comissão organizadora. Encerrada a corrida/caminhada, o participante deve enviar comprovantes de distância percorrida (print ou foto da atividade da Corrida Virtual X-Rosa 10K) para a organização do evento, através de mensagem pelo número de WhatsApp (61 – 98115-6878) ou para o e-mail contato@equipexonline.com.br.

Integração dos associados

O presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, explica que a Corrida Virtual X-Rosa 10K consiste em uma forma de interação entre os associados das Apcefs. “A principal característica dos eventos promovidos pela Fenae é integrar os associados das Apcefs de todo o país, com atividades que abrangem regiões do Sul e do Norte, passando pelo Sudeste e Nordeste”, pontua. Ele lembra que sem as Apcefs, com estrutura e acolhimento aos associados, não seria possível reunir tantas pessoas. Takemoto diz que o objetivo da Corrida Virtual X-Rosa 10K é levar a mensagem a respeito da importância do diagnóstico precoce e da prevenção da doença.

Segundo ele, com base no princípio de quanto antes melhor, os eventos das entidades representativas do movimento associativo na Caixa buscam chamar a atenção de empregados e seus dependentes para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças.

Instruções

Os participantes que registrarem os 10 quilômetros no domingo, 25, e estando dentro do clube, concorrem a um relógio smart watch. No último dia 16, depois de responder a um quiz, o associado a alguma Apcef participou de sorteio de 100 kits de atleta para ser usado no dia da corrida. Outro sorteio, desta vez de dois relógios smart watrch – um masculino e outro feminino, será realizado no dia 27 de outubro. Os atletas inscritos no aplicativo Strava, respondendo ao quis do Viva Fenae/Apcef e cumprindo o desafio, ao postarem no dia da corrida pelas redes sociais a hastag Viva Fenae Apcefs Corrida Virtual X Rosa concorrem aos relógios.

A orientação é para que, no dia da Corrida Virtual X-Rosa 10K, os participantes usem máscaras, bebam bastante água e evitem o sol escaldante e aglomerações, tomando todos os cuidados exigidos em tempos de pandemia do coronavírus.