19/08/2010 09:49 / Atualizado em 19/08/2010 10:07

Adesões ao Movimento Cultural do Pessoal da Caixa ultrapassam a marca de 8 mil

Doações a projetos culturais são feitas com base na Lei Rouanet e este ano vão até o dia 10 de dezembro

Fenae Net

Em levantamento feito logo após 12 de agosto, dada definida como Dia D da campanha por adesões ao Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC), foram constatadas 8.600 destinações para as atividades culturais programadas para 2011.

No Dia D, foram adotadas em todo o país diversas iniciativas de incentivo à doação pelo empregados da Caixa. Em Brasília, foi realizada uma blitz com a participação de um grupo de teatro que percorreu os prédios da Matriz I e II e a filial, informando sobre a importância do projeto, que há quatros anos tem levado arte e cultura para milhares de brasileiros.

O MCPC é uma iniciativa da Fenae, que conta com adesões de empregados e aposentados da Caixa e também de empregados das Apcefs, Fenae Federação, Fenae Corretora, Caixa Seguros e Funcef.

As doações são feitas com base na Lei Rouanet, que prevê que pessoas físicas possam destinar até 6% do Imposto de Renda devido para projetos culturais. Pode contribuir as pessoas que forem fazer suas declarações de Imposto de Renda em modelo completo. O prazo para adesão este ano vai até o dia 10 de dezembro.

No momento da adesão, o contribuinte apenas informará o limite que poderá destinar para o projeto. Caso ele tenha restituição, o valor virá acrescido à sua restituição e, em seguida, será debitado da sua conta em favor do projeto. Caso ele tenha imposto a pagar, o valor destinado será descontado da quantia a ser paga ao governo, somente em novembro de 2011. Ou seja, a destinação não implicará em desembolso por parte de quem está doando.

Confira, a seguir, o passo a passo para a doação:
Acesse o site www.mundocaixa.com/br/mcpc e clique na opção “Faça sua doação”.
Faça login com sua senha do Mundo Caixa.
Leia o regulamento e aceite, se estiver de acordo e vá para o próximo passo.
Informe o valor do seu imposto devido constante na sua última declaração de I.R (2010 ano base 2009) e marque a caixinha de alerta na parte inferior. Clique em “Próximo”.
Na próxima tela, conferir o valor doado que aparecerá automaticamente na tela e preencher os campos solicitados abaixo. Siga
Confira seus dados cadastrais e lembre que sua lotação deverá estar atualizada no site do Mundo Caixa para que a adesão contabilize na sua unidade atual. Informe corretamente o número de sua conta para ocorrência do débito no prazo devido.
Confirme os dados e finalize o processo e parabéns! Você já é um incentivador cultural.