04/05/2015 06:50 / Atualizado em 04/05/2015 07:38

Ações do Movimento Solidário em Caraúbas do Piauí serão encerradas no dia 28 de maio

Em reunião realizada quinta-feira da semana passada, 30 de abril, a diretora de Comunicação da Fenae, Natascha Brayner, e a analista de responsabilidade social da Federação e do Grupo PAR, Denise Viana, oficializaram o convite para o governador do Piauí, Wellington Dias, participar do evento de encerramento

No próximo dia 28, ocorrerá em Caraúbas do Piauí (PI) a inauguração da padaria comunitária Nosso Pão e a entrega do kit de inseminação para Associação dos produtores de Leite (Aproleite). Essas atividades vão marcar o encerramento do Movimento Solidário no município. Desde 2006, o programa de responsabilidade social e empresarial da Fenae e do Grupo PAR tem realizado ações e buscado parcerias da sociedade civil, órgãos do governo federal e estadual e instituições privadas para melhorar os indicadores sociais na cidade, que em 2005 ocupava o 18º lugar entre as cidades com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Na quinta-feira da semana passada, 30 de abril, a diretora de Comunicação da Fenae, Natascha Brayner, e a analista de responsabilidade social da Federação e do Grupo PAR, Denise Viana, oficializaram o convite para o governador do Piauí, Wellington Dias, e o superintendente da Representação do Governo do Piauí no Distrito Federal, Roberto John Gonçalves da Silva, participarem do evento.

No encontro, Roberto John ressaltou a contribuição do Movimento Solidário para impulsionar o desenvolvimento social e econômico da economia da cidade. No município, as políticas sociais na área da saúde, educação e de distribuição de renda, realizadas com doações de parceiros e de milhares de empregados da Caixa, foram fatores determinantes para as melhorias ocorridas.

De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, publicado neste mês pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o município melhorou sua classificação, passando para 0,505 (dado referente ao ano de 2010). O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quais mais próximo de um, melhor. O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação.

Contribuições dos empregados da Caixa

A Fenae, com o apoio dos empregados da Caixa Econômica Federal, promoveu campanhas de arrecadação de pontos do Mundo Caixa, que foram convertidos para projetos de geração de renda, associativismo e equipamentos de uso da comunidade.
Os recursos, utilizados na construção da padaria comunitária Nosso Pão, por exemplo, foram arrecadados durante a campanha “Mãos que fazem”. Já o kit de inseminação para a Aproleite foi adquirido com a arrecadação do módulo de doações permanentes.

Em outras campanhas, foram doados filtros de água, livros para bibliotecas, ambulância, tanque de resfriamento de leite, máquinas de costura, poços artesianos, entre outros. Os projetos de geração de trabalho e renda desenvolvidos com o apoio do pessoal da Caixa tiveram acompanhamento da equipe de Responsabilidade Social Empresarial da Fenae.

“Caraúbas tornou-se um caso de sucesso, como geração de renda visando dar autonomia à comunidade, educação e inclusão digital, saúde, cidadania e saneamento básico. As doações dos empregados da Caixa, mais uma vez, serão essenciais para o sucesso das ações desenvolvidas”, destaca Natascha Brayner.