06/07/2010 09:15 / Atualizado em 06/07/2010 09:16

Acidentes de trabalho batem recorde na América Latina: são 30 milhões por ano

Fenae Net

A Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA) denuncia: a cada dois minutos, um acidente de trabalho fatal acontece na América Latina, a maioria provocada pela negligência patronal.

Segundo a CSA, as cifras da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam um total aproximado de 240 mil trabalhadores mortos a cada ano, 657 por dia. Esse contingente aumenta quando há o acréscimo das mortes em consequência das enfermidades trabalhistas, fazendo com que a América Latina registre 30 milhões de acidentes de trabalho por ano.

Muitos dos acidentes ocorrem porque as empresas, para economizar, não entregam aos seus trabalhadores os meios de proteção necessários. Entre os mais afetados por essa situação estão a população infantil e as mulheres. Segundo a OIT, o número de crianças (meninos e meninas) entre 5 e 14 anos que encontram-se trabalhando é de 17,5 milhões, dos quais 22 mil morrem anualmente em acidentes de trabalho.